terça-feira, 8 de junho de 2010

Tamarineira: “vaivém” dos governistas

A Câmara Municipal do Recife derrubou, ontem, por 19 votos a 3, o parecer de rejeição da Comissão de Legislação e Justiça ao projeto de desapropriação de terreno na Tamarineira. O projeto passa hoje por votação para ser encaminhado ao Executivo. A sessão foi marcada por críticas da oposição em relação à postura dos vereadores da base governista. O motivo foi a mudança de opinião de parte da bancada, que antes era favorável à construção de um shopping na área da Tamarineira, mas que apoiaram o prefeito João da Costa (PT), após o decreto anunciado na última sexta-feira.

O autor do projeto de desapropriação da Tamarineira, o vereador Gilberto Alves (PTN) – um dos poupados pela oposição – elogiou a atitude do prefeito, ressaltando a participação popular na decisão da desapropriação. “Ao escutar a opinião da população através de uma enquete feita no site da prefeitura, o prefeito colocou o povo no processo de discussão”, destacou.A resposta da oposição em relação aos elogios veio através do vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Daniel Coelho (PV), que reconheceu os esforços de Gilberto Alves, mas não poupou o posicionamento da bancada na aprovação do projeto. “Fico triste com essa Casa, por não ter aprovado esse projeto antes do prefeito.

Alguns vereadores que aprovam hoje a decisão (de João da Costa), antes defenderam a construção do shopping no local”, afirmou Coelho, que não citou nomes. Jairo Britto (PHS) defendeu os governistas, citando que numa democracia as mudanças de opinião “devem ser respeitadas”.

A vereadora Priscila Krause (DEM), que retomou ontem as suas atividades na Câmara, após se ausentar por uma licença maternidade, foi uma das mais contundentes. Num discurso em defesa do meio ambiente, ela criticou parte da bancada governista e a política ambiental do prefeito João da Costa. “O prefeito voltou atrás porque o movimento dos Amigos da Tamarineira é forte. Praticamente todos os projetos tocados pela prefeitura nos últimos anos desprezaram o componente ambiental”, acusou Priscila Krause. Numa declaração mais ácida, a vereadora afirmou ainda que, em defesa do prefeito, alguns vereadores assumem uma postura de “subserviência” ao Poder Executivo.

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário