sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Fliporto 2010 será em Olinda/PE

Na ultima terça-feira (13) aconteceu na sede da Prefeitura de Olinda a coletiva referente a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). Na abertura oficial o coordenador do evento Antônio Campos, explicou a imprensa que a nova sede será no Parque do Carmo em Olinda e que a mudança de local foi apenas uma questão estratégica, já que o local fica próximo a capital e ainda é uma cidade histórica. Na coletiva, Antônio Campos destacou que o evento continuará a ser chamado Fliporto, já que é um nome forte em que todos conhecem.

A IV edição da Fliporto irá acontecer entre os dias 12 e 15 de novembro de 2010. Com o tema “Literatura judaica e o mundo ibero-americano”. Este ano quem receberá a homenagem é a escritora Clarice Lispector, que embora tenha nascido na Ucrânia é considerada brasileira por ter vindo morar no Brasil com apenas dois meses de idade. O evento irá debater temas sobre a presença dos judeus no Brasil e a influência deles na literatura ibero-americana.

Alguns autores já confirmaram sua presença no evento, são eles: O argentino Ricardo Piglia, o escritor canadense Alberto Manguel, o carioca Arnaldo Niskier e o gaucho Moacyr Scliar. O americano Benjamin Moser está sendo cogitado, ele foi autor da biografia mais aclamadas sobre Clarice Lispector, com o titulo Clarice, lançado no ano passado.


No ano passado o evento obteve um público de 15 mil pessoas nos quatro dias do evento. Esse ano a expectativa é que a nova sede atraia pelo menos 10 mil visitantes a mais. Uma estrutura estará esperando o público, será montada na Praça do Carmo duas tendas, em uma delas haverá palestras e discussões com os 30 escritores convidados sobre o tema do evento “Literatura Judaica e o Mundo Iberoamericano”, já na outra haverá telões com a exibição dos conteúdos das palestras. "A idéia é que as mesas tenham, no máximo, um ou dois convidados e todas tenham mediadores profissionais. Queremos dar às mesas uma forma de bate-papo que não fique cansativo", disse o curador do evento Mário Hélio.

Um comentário: