segunda-feira, 30 de maio de 2011

RioMar abre portas e debate preservação


O canteiro de obras do RioMar Shopping, no Pina, Zona Sul do Recife, abrirá suas portas para estudantes e moradores do entorno na Semana do Meio Ambiente. O evento, que inclui palestras sobre conservação e oficinas a partir de material reciclável, ocorrerá de amanhã até a próxima segunda-feira.

As comemorações, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em todo o mundo em 5 de junho, são uma iniciativa do Grupo JCPM, ao qual o novo shopping é vinculado. Queremos mostrar que a obra está integrada com o meio ambiente e com a comunidade da área, esclarece Vera Barbosa, gerente Socioambiental do grupo.

O shopping teve a construção iniciada em agosto de 2010 e deve ficar pronto até novembro do próximo ano. Ocupa um terreno de 220 mil metros quadrados, com 300 mil metros quadrados de área construída. E não causou aterro do manguezal, pois ocupa uma área onde antes funcionava a fábrica da Bacardi.

A Semana do Meio Ambiente do RioMar atende ao conceito de openhouse, na qual a população tem a oportunidade de conhecer a obra por dentro. Por motivo de segurança, a visita precisa ser agendada, pois trata-se de um canteiro de obras.

Haverá cinco oficinas, três para estudantes e duas para as esposas dos operários da obra. As destinadas aos alunos enfocam a grafitagem, reutilização de disquetes e confecção de instrumentos de percussão com material reciclável. As que têm as mulheres como público-alvo são de confecção de bijuteria a partir de recicláveis e de reaproveitamento de alimentos.

Facilitadora de uma das oficinas, Catharina Perez utilizará disquetes na confecção de porta-lápis. Muitos dos estudantes não sabem sequer o que são disquetes, que foram substituídos por CDs e pen drives. Mesmo obsoletos, há muitos disponíveis para reaproveitamento.

O evento terá também exposição de designers, arquitetos e artesãos que usam material reciclável. Participarão Bete Paes, Suely Brasileiro, Thiana Santos, Associação dos Ribeirinhos Amigos do Meio Ambiente, Estação Ambiental Lumisol e Escola Aberta Paulo Freire.

A curadora da exposição, Bete Paes, destaca os móveis feitos de cânulas de papelão usadas nas bobinas do papel destinado à impressão do Jornal do Commercio, empresa do Grupo JCPM. Usei as bobinas em aparadores, mesas de cabeceira, de centro e de canto, além de banquinhos da Pousada Serra do Machado, em Sergipe, uma iniciativa social do grupo.

Na opinião da arquiteta Suely Brasileiro, utilizar recicláveis em peças decorativas ou utilitárias é prolongar a vida do material. Isso reduz a quantidade de lixo que a gente descarta todo dia, que deve ser uma preocupação de todos, ensina.

Na lista de Thiana Santos, os acessórios predominam. Temos peças de bolinhas de desodorantes rollon, por exemplo. Além de uma peça conceitual, uma saia de garrafas PET.

Confira a programação

» 30 de maio - 8h30 às 11h
Oficinas de construção de reutilização de disquetes e de confecção de instrumentos de percussão com material reciclado

» 31 de maio - 8h30 às 11h
Oficinas de grafitagem e de confecção de instrumentos de percussão com material reciclado

» 1º de junho - 8h30 às 11h
Oficinas de construção de reutilização de disquetes e de confecção de instrumentos de percussão com material reciclado

» 2 de junho - 8h30 às 11h
Oficinas de grafitagem e de confecção de instrumentos de percussão com material reciclado

» 3 de junho - 8h30 às 11h
Oficinas (para as esposas) de bijuteria a partir de material reciclado e reaproveitamento de alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário