domingo, 2 de maio de 2010

Os melhores no Enade terão bolsas de pós-graduação.

Agora o MEC, Ministério da Educação vai conceder bolsas de estudos em cursos de pós-graduação para estudantes universitários concluintes que apresentaram as melhores notas em cada curso do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2007 e 2008. A medida foi publicada no Diário Oficial da União. O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, será responsável pela implementação das bolsas de estudo. O prazo estabelecido foi de 12 meses para o ingresso dos estudantes em programas de pós-graduação. Para ter direito ao benefício, o estudante concluinte deverá apresentar ao Programa de Pós-graduação no qual foi selecionado, cópia do Boletim de Desempenho do estudante emitido pelo Inep, para que esse solicite a implementação da bolsa de estudos. As bolsas terão prazo máximo de duração de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado e de 48 (quarenta e oito) para o doutorado.




MEC prevê Banda larga em 92% das escolas no Brasil em 2010.
Carlos Bielshowsky, secretário de Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC), disse que até o final deste ano 92% das escolas brasileiras terão acesso à internet. Ele apresentou as ações do governo brasileiro para promover o acesso à inclusão digital e a capacitação de professores na área de tecnologia durante a Conferência Internacional - O Impacto das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação. "Fizemos um acordo com as operadoras de banda larga e até o final do ano 92% das escolas brasileiras terão acesso à internet, isto significa a inclusão digital de cerca de 35 milhões estudantes", afirma Bielshowsky.Segundo o secretário, o trabalho desenvolvido pelo MEC busca a "alfabetização digital de professores e alunos, além de estimular a autonomia dos estudantes na formação do conhecimento através dos laboratórios de informática e de promover novas estratégias pedagógicas com o uso de conteúdos digitais na sala de aula."Queremos tornar a sala de aula menos aborrecida, mais atraente. Até o momento, implantamos laboratórios em 42.688 instituições, mas é idiotice fazer isso sem capacitar o professor e é isto que estamos fazendo. “Em 2009 capacitamos 332.184 professores e faremos mais este ano”, destaca.

Pesquisa mostra que alunos melhoraram em Português e Matemática.

Através de Dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), alunos, pais e professores de todo o país já podem comemorar. Pois a pesquisa prova e avalia bienalmente estudantes em língua portuguesa e matemática, mostrando que o desempenho de alunos nestas duas disciplinas vem melhorando consideravelmente desde o ano de 2003. O aumento das médias quebra uma tendência de queda que vinha desde 1995, ano a partir do qual as médias do Saeb são comparáveis. Os melhores números foram registrados em 2007. Segundo a pesquisa, em 2001, as crianças obtiveram as piores notas de toda a série registrada para a quarta série: 178,99 em matemática e 168,34 em língua portuguesa. Mas, em 2003, na primeira etapa do ensino fundamental, o cenário começou a mudar. A média em Língua Portuguesa aumentou para 173,13, no biênio. Desde então, edição após edição, os resultados nessa disciplina só têm melhorado. Em 2005, os estudantes atingiram a média de 175,52 e, em 2007, obtiveram 175,77. Em Matemática, o resultado também tem sido positivo. Em 2003, os estudantes da quarta série obtiveram média de 180,65 e, nas edições seguintes da prova a melhora foi constante. A nota obtida em 2005 foi igual a 185,66 e, em 2007, 193,48, a maior já registrada em toda a série histórica da prova de matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário