sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dilma anuncia o nome de três ministros

A primeira mulher eleita presidente do Brasil, Dilma Rousseff, já começa a apontar a sua equipe de ministros para a transição para 2011. Três nomes já se tornaram conhecidos no decorrer da semana, todos farão parte da área econômica do governo.

O atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, será mantido por Dilma. Miriam Belchior, que atualmente está a frente do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), irá assumir o ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Alexandre Tombini, funcionário de carreira do Banco Central e atual diretor de normas do banco, assumirá o Banco Central.

A expectativa gira em torno do anuncio dos novos nomes para integrar os ministérios que estão faltando, especulações referentes aos novos ministros circulam pelos bastidores do plenário, porém só devem ser conhecidos no decorrer da próxima semana.

Ambulantes entram em acordo com a prefeitura

Após a desocupação da rua da Sete de Setembro, os ambulantes do centro do Recife realizaram um protesto que interditou a Av. Conde da Boa Vista no período da tarde, ocasionando um grande congestionamento em uma das principais avenidas da capital pernambucana.

Esperava-se uma nova onde de protestos nessa sexta (26), mas não ocorreu. Os ambulantes entraram em acordo com a prefeitura da cidade que prometeu recadastrar todos para posteriormente recolocá-los, decisão que será acompanhada pela associação dos sindicatos dos ambulantes.

A intenção da prefeitura é organizar algumas ruas e avenidas que foram tomadas pelo comércio informal. Alguns stands serão autorizados a atuar no local. O projeto "Nosso Centro" foi aprovado na última terça-feira (23).

Rio quarenta graus...

Ao contrário do que se esperava, os criminosos do Rio de Janeiro voltaram a realizar novos ataques durante a madrugada, dessa sexta-feira (26), desafiando a Polícia Militar que havia realizado uma operação de retaliação referente as ações desempenhadas pelos bandidos.

Três carros e um ônibus foram os alvos dos criminosos da última noite. Policiais do GAT conseguiram prender três menores que foram apontados como os responsáveis pelos incêndios. Os proprietários dos carros particulares encontravam-se dormindo quando foram avisados do incidente.

No confronto com a polícia, dois criminosos morreram e um policial militar foi atingido, foi socorrido por amigos e não corre risco de morte.

sábado, 13 de novembro de 2010

Casa da Ube: Programação

UBE: CASA DA LITERATURA

Dia 12 de novembro

15h30 Abertura

16h Apresentação do Vocal ‘Vozes da Casa Rosada’

Dia 13 de novembro

09h Inauguração do quiosque ‘Sócio Imediato da UBE’

Inauguração do quiosque de venda de livros autor pernambucano

10h Debate: A influência da cultura judaica na literatura pernambucana

Mediação – Jacques Ribemboim

Debatedores – Ester Steremberg e Odmar Braga

11h Debate: O Futuro do Livro e o Leitor do século 21

Mediação – Ricardo Piquet

Debatedores – Antônio Campos e Tarcísio Pereira

12h Intervalo para o Almoço

13h30 Microfone aberto

Mediação: Vanessa Sueidy

14h50 Palestra: Clarice e Recife: Laços de Família

Mesa – Bruno Siqueira e Salete Rego Barros

Palestrante: Jacineide Travassos

16h Palestra: A importância da UBE e Academias no soerguimento da literatura pernambucana.

Mesa – Waldênio Porto e Olímpio Bonald Neto

Palestrante – Alexandre Santos

18h Microfone aberto

Mediação: Marcelo Almeida

19h Apresentação dos grupos Invenção de Poesia e UNICORDEL

21h Encerramento

Dia 14 de novembro

09h Instalação do quiosque ‘Sócio Imediato da UBE’

Instalação do quiosque de venda de livros autor pernambucano

10h A Biblioteca Pública como difusor da literatura e novos leitores

Mediação: Fernando Farias

Debatedores: Tereza Marinho e Márcia Souto

11h Bate-Papo: A Invenção da UNICORDEL

Debatedores: José Honório, Meca Moreno e Altair Leal

12h Intervalo para o Almoço

14h Debate: A integração de Entidades Literárias do Nordeste.

Mediação: Cristiano Ramos

Debatedores: Waldênio Porto (APL), Ana Maria César (ALANE), Petrúcia Camelo (AL), Maria do Socorro Aragão (PB) e Marcelo Ribeiro (SE)

16h30 Debate: História da Infra-estrutura de Engenharia em Pernambuco

Mediação: Alexandre Santos

Debatedores: Eduardo Côrtes, Armando Monteiro Filho e Maria do Amparo

18h Microfone aberto

Mediação: Bernadete Bruto

19h Apresentação dos grupos Dremelgas, Vozes Femininas e Poesis

Dia 15 de novembro

09h Instalação do quiosque ‘Sócio Imediato da UBE’

Instalação do quiosque de venda de livros autor pernambucano

10h Programas da UBE em debate - Coordenação: Alexandre Santos


Fliporto encena Clarice em Olinda

Começou ontem a Fliporto 2010, que este ano acontece em Olinda, cidade Patrimônio da Humanidade. A homenageada desta edição é a escritora Clarice Lispector, que tem uma ligação muito grande com Pernambuco. A 6ª Fliporto tem como ponto principal a Praça do Carmo, onde a maior parte dos eventos está ocorrendo. O tema é a Literatura e Presença Judaica no Mundo Ibero-americano.

A festa teve início com a conferência de Eva Schloos, que estava acompanhada por Geneton Moraes Neto e Moacyr Scliar. A Fliporto também contará com as presenças de Alberto Manguel, Benjamin Moser, Camille Paglia, Alceu Valença, entre outros.

Eva Schloos abre a Fliporto em palestra emocionante

A palestra de Eva Schloos foi tocante. Precisa-se de muita coragem para se passar por isso e ainda falar do assunto dessa forma.

O auditório para ver a entrevista de Geneton Moraes Neto com Eva Schloos ficou pequeno. Não deu para quem quis.

Eva falou sobre a época em que viveu com sua irmã, o que faziam nos dias escondidos, e a vida em Auschwitz-Birkenau.

Foram relatos corajosos e tocou fortemente o público.

domingo, 26 de setembro de 2010

O Erenicegate torna urgente a Reforma do Estado.

Este Erinicegate, o novo escândalo de corrupção no governo Lula, do PT, com todo o rol de malfeitorias próprios de caso como este, escracha mais uma vez a necessidade de aperfeiçoamento de mecanismos e ferramentas legais de controle sobre o que ocorre sob as barbas ou por causa das barbas de presidentes, governadores e prefeitos.

. O mar de lama que corre sob o governo Lula, encorpou-se porque um bando de aventureiros políticos tomou as rédeas da administração pública e passou a privatizar as bens estatais em benefício próprio. O Mensalão é o monumento a este período de iniqüidades.

. A população brasileira é extorquida por impostos escorchantes, entrega 36% de tudo que ganha, para que sejam administrados por governantes nem sempre competentes e através de serviços públicos quase sempre carentes de controles sobre sua produção, produtividade e qualidade.

. No seu blog desta sexta-feira, o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, confirmou que no Brasil não existe sistemas de controle interno – jurídico e financeiro – nos governos de todos os níveis, gerados por procuradores e contadores e auditores públicos concursados.

. Como se sabe, os atuais sistemas de controle sobre as ações dos governos são quase todos exercidos pelos Tribunais de Contas, mas estes tribunais estão todos sob o comando de agentes políticos nomeados pelo presidente ou pelo governador – e os cargos internos de direção são todos de confiança dessa gente. O editor tem defendido a extinção dos TCs e a transferência dos seus serviços para o Poder Judiciário.

. Mudanças como as propostas só poderão ocorrer no âmbito de uma Reforma do Estado. Ela é urgente e não pode limitar-se aos controles internos e externos do setor público, mas também à própria organização dos Poderes. Como se sabe, além dos tradicionais três Poderes da República, pelo menos dois outros foram alçados a condição de Poderes da República, no caso o Ministério Público e os Tribunais de Contas, sem que ninguém saiba de fato a quem obedecem, quais os controles a que se submetem e qual o alcance das ações de cada um deles no dia a dia dos cidadãos e da sociedade.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CHANCELARIA IRANIANA CONFIRMA SUSPENSÃO DO APEDREJAMENTO DE SAKINEH
O Ministério de Relações Exteriores do Irã confirmou nesta quarta-feira que a sentença de morte por apedrejamento contra Sakineh Mohammadi Ashtiani, acusada de adultério, foi suspensa. "O veredicto sobre o caso extramarital foi suspenso e está sendo revisto", disse Ramin Mehmanparast, porta-voz da chancelaria, à TV estatal Press TV.
Fonte: Folha


DEFESA DE SERVIDORA QUE ACESSOU DADOS DE TUCANOS DIZ QUE ELA CUMPRIA ORDENS SUPERIORES
A servidora da Receita Federal Adeildda Ferreira dos Santos, dona do computador por meio do qual foram acessados os dados sigilosos de Verônica Serra, filha do candidato tucano à Presidência, José Serra, e de outras quatro pessoas ligadas ao PSDB, afirma que apenas "cumpria ordens superiores". A versão da defesa de Addeilda desbanca a tese apresentada pela Receita, de que havia indícios de que a violação dos sigilos fiscais de contribuintes tenha ocorrido por ação de um esquema organizado que atuaria dentro do órgão mediante pagamento de propina.
Fonte: Veja


OPERAÇÃO DE RESGATE DA BALEIA ENCALHADA .
A operação de resgate da baleia franca encalhada na praia de Itapirubá, em Laguna, no Litoral Sul, deve continuar, se o animal sobreviver. Os trabalhos foram interrompidos na noite desta terça por causa da falta de visibilidade. Pela manhã, um reboque ou um barco deve ajudar no resgate.
Fonte: Clicrbs

Eduardo Campos no Clube de Engenharia de Pernambuco

Na primeira 3°feira, dia 14 de setembro, dando continuidade ao Ciclo de Debates com os candidatos ao governo do Estado, em evento programado para as 19h30, no auditório de sua sede, na Madalena, o Clube de Engenharia de Pernambuco receber?o governador Eduardo Campos, candidato majoritáio da Frente Popular, que, na ocasião fará exposisão sobre o plano de governo e responder a perguntas da platéia (dirigentes e representantes das entidades de classe terrão preferência).

Local: Auditório do Clube de Engenharia de Pernambuco (Rua Real da Torre, n?501, Madalena)

Dia: 14 de setembro de 2010

Hora: 19h30

Contamos com sua presença!!!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Holanda vira 2º maior algoz do Brasil em Copas.

Curiosidades

Com a vitória desta sexta-feira, a Holanda passa a ser o segundo maior responsável pelas eliminações do Brasil na história da Copa do Mundo, atrás apenas da França. Pela segunda vez, os holandeses mandaram os brasileiros para casa em um Mundial e, assim como em 1974, a Seleção vestia a camisa azul, cor com que perdeu em apenas dois jogos.

Essas são apenas duas de uma lista de 10 curiosidades a respeito da queda brasileira no Mundial da África do Sul. Kaká, Lúcio e Felipe Melo são personagens que também participam da relação. Confira:

Holanda, o segundo maior algoz
Com a vitória desta sexta-feira, a Holanda se tornou o segundo maior algoz do Brasil na história das Copas. Em 1974, uma derrota diante dos holandeses já havia determinado a eliminação brasileira. Agora são duas quedas diante da equipe laranja. Mais que isso só a França, que eliminou a Seleção em 1986, 98 e 2006.

A maldição dos 2 a 1
Essa foi apenas a terceira vez que o Brasil foi derrotado em um jogo de Copa do Mundo realizado fora da Europa. As outras haviam sido contra o Uruguai, em 1950, e contra a Iugoslávia, em 1930. Todas foram pelo mesmo placar: 2 a 1.

Em Copas, tudo igual
A vitória de 2010 igualou o placar de brasileiros e holandeses em Copas do Mundo: agora está 2 a 2. Somente França e Noruega têm mais triunfos que derrotas diante do Brasil em Mundiais.

Uma virada improvável
O Brasil só havia sofrido duas viradas na história das Copas do Mundo. As outras foram contra o Uruguai, em 1950, e contra a Noruega, na fase de grupos do Mundial 1998. Esse também foi apenas a o terceiro triunfo de virada nesta Copa: as outras haviam sido em Grécia x Nigéria e Camarões x Dinamarca.

De novo vestindo azul
Assim como em 1974, o Brasil vestia azul e foi eliminado pela Holanda: foi apenas a segunda derrota brasileira com a cor em Copas do Mundo. Além disso, são sete vitórias e dois empates. Em 94, também de azul, os brasileiros eliminaram os holandeses nas mesmas quartas de final.

Campeão de expulsões
O cartão vermelho de Felipe Melo não serviu apenas para prejudicar as ambições dos brasileiros na Copa do Mundo. O Brasil se tornou o país com mais expulsões na história dos Mundiais: 12 no total.

Camisa 10 que passa em branco
Kaká se tornou o quarto camisa 10 brasileiro a não marcar gol em Copas. Antes dele, só Silas (90), Zico (86) e Rivelino (78). Nos quatro primeiros mundiais da história, os jogadores não atuavam com números às costas.

O primeiro gol contra
Nunca antes na história das Copas o Brasil havia sido vazado por um gol contra. Felipe Melo foi o primeiro.

O recorde de Lúcio
Lúcio se igualou a Roberto Carlos e chegou a 17 jogos em Copa do Mundo. Se o Brasil tivesse vencido, provavelmente chegaria a 19, ultrapassando Taffarel, Ronaldo e Dunga, que têm 18. Cafu é o líder com 20 participações.

Atrás da ArgentinaEsta será a sétima vez em 19 Copas que argentinos terminarão à frente dos brasileiros, o que não acontece desde 1990. Mesmo se o time de Maradona for eliminado pela Alemanha, ficará em melhor posição que o Brasil por conta da campanha na primeira fase. Isso ocorreu nos seguintes Mundiais: 1930, 34, 66, 78, 86 e 90.

A estrela de Sneijder
Sneijder marcou o gol da vitória nos dois jogos holandeses neste mata-mata na Copa. O meia, aliás, se tornou o primeiro jogador da Holanda a marcar em jogos consecutivos de um Mundial desde Kluivert, em 98, contra Argentina e Brasil.


Monterrey entra em colapso após passagem de furacão Alex


Monterrey, a terceira maior cidade do México, entrou em colapso por causa das chuvas causadas na quarta e quinta-feira pelo furacão Alex que abateu a região noroeste do país. Estas foram as chuvas mais intensas da história da cidade, superando inclusive as do devastador furacão "Gilberto" de 1988. A zona metropolitana de Monterrey, com 3,8 milhões de habitantes, e municípios próximos estão "colapsados", reconheceu nesta sexta-feira Rodrigo Medina, governador do estado de Nuevo León, em um reunião de avaliação liderada pelo presidente do México Felipe Calderón.
Até o momento, 7 mil pessoas foram evacuadas, 230 mil fora afetadas pela falta de água potável e 140 mil por cortes da energia elétrica. Mais de um milhão de alunos do ensino fundamental e secundário ficaram sem aulas no estado desde quarta-feira, e 25 mil trabalhadores não puderam sair de casa em Monterrey. Medina disse que mais de 60 pontes foram danificados e quatro na área metropolitana de Monterrey terão que ser reconstruídas. Em um só dia choveram 400 em frente aos 300 mm do furacão "Gilberto" de 1988, com categoria cinco, que ocasionou a morte de282 pessoas.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ajude aos desabrigados das chuvas em ato de solidariedade.

Várias cidades do interior de Pernambuco e de Alagoas foram completamente inundadas pelas chuvas com isso restaram destruição e várias pessoas desabrigadas que tiveram suas casas destruídas. A solidariedade é o melhor caminho para ajudá-las, são diversos os pontos de arrecadação de donativos para essa população se você não mora em Pernambuco ou Alagoas, pode ir à Defesa Civil do seu Estado e dizer que quer destinar doação para estes locais. São necessários alimentos não perecíveis, água mineral, colchões, lençóis, material de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas e sapatos infantis.

ONDE ENTREGAR EM PERNAMBUCO / RECIFE


(Rua do Lima, 250 e Rua da Fundição, 257 - Santo Amaro, das 8h às 19h)

Loja de serviço JC (Rua Siqueira Campos, Galeria São Francisco, 160, loja 5 - Santo Antônio), das 8h às 18h.

Pátio de São Pedro, Bairro de São José - Centro

Sítio Trindade, Estrada do Arraial

Prefeitura do Recife (Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife)

Assembléia Legislativa (Rua da Aurora)
.
Quartel da PM no Recife, Bairro do Derby

Quartel do Corpo de Bombeiros (Av. João de Barros, 399)

Instituto Federal de Pernambuco (IFPE): todos os campus do Instituto nas cidades de
Recife, Ipojuca, Belo Jardim, Vitória, Pesqueira e Barreiros. Informações: (81) 2125-1639.

IASC (Rua Imperial, 202, Bairro do Recife)

Lojas Bompreço (Os donativos devem ser entregues nas lojas Hiper Bompreço de Boa Viagem, Av. Recife e Casa Forte)

Ordem dos Advogados do Brasil-PE (Rua do Imperador Pedro II, 235, Santo Antônio).

Faculdade Maurício de Nassau (Rua Guilherme Pinto, 114 - Graças/ Rua Fernandes Vieira, 110 - Boa Vista)

Faculdade Joaquim Nabuco (Av. Guararapes, 233 - Centro - Recife/PE)

Federação Espírita de Pernambuco (Av. João Barros, 1629 - Recife - PE, 52021-180)

Instituto Pró-Cidadania (Rua Castro Alves, 343 - Encruzilhada - Recife/PE)

Conselho Regional de Enfermagem (Rua Barão de São Borja, 243 Recife - PE, 50070-310)

Secretaria Municipal de Programas Sociais e da Mulher (Recolhimento pode ser requisitado pelos telefones: (81) 3521-6759 / (81) 3521-6718

Legião da Boa Vontade (LBV) - Rua dos Coelhos, 219, Boa Vista. Fone: (81)3413-8600

Sintepe - Rua General Semeão, 39, em Santo Amaro. Informações pelo 2127-8876.

Colégio Apoio (De 22 a 29 de junho, das 7h às 18h25, Rua Conselheiro Nabuco, 44 - Casa Amarela)

Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE) - Rua Amaro Bezerra nº 489 - Derby - Recife - (81) 3423-0604 / 3423-9907, das 8h às 12h e das 13h às 17h

INTERIOR
. Quartéis da PM e Corpo de Bombeiros

BARRA DE GUABIRABA
(81) 8848-1144 / (81) 9144-6052/ (81) 9144-6053 / (81) 3758-1145
BARREIROS
Posto da Polícia Rodoviária Federal de Barreiros, PE

BOA VIAGEM
. Lojas Frutaria (Avenida Conselheiro Aguiar, n° 3621)
. Casa Forte (Avenida 17 de agosto, n° 125, das 7h às 20h)

CARUARU
. Sistema Jornal do Commercio em Caruaru - Av. José Pinheiro dos Santos, 351 - Caiucá, das 8h às 18h.
. Subseccional da OAB de Caruaru (Rua Cônego Júlio Cabral, 267, Bairro Universitário)

GARANHUNS
. Rádio Jornal Garanhuns- Av. Rui Barbosa, s/n - Heliópolis, das 8h às 18h

GRAVATÁ
. Rua Francisco Bezerra de Carvalho, em Gravatá, ou em caminhões que passam pelas ruas coletando doações
. Prefeitura de Gravatá (Secretaria de Finanças, Secretaria de Saúde, Secretaria de Ação Social e Praça da Matriz. A Secretaria de Ação Social fica na Rua Francisco Bezerra de Carvalho, Centro - (81) 3563-9057 / 3563-9037)

LIMOEIRO
. Rádio Jornal Limoeiro- Rua Vigário Joaquim Pinto, 721 - Limoeiro, das 8h às 18h

PAULISTA
Av. Senador Salgado Filho S/N - Centro - Paulista/PE - CEP: 53.401-440

PESQUEIRA
. Rádio Jornal Pesqueira- Av. F. Pessoa de Queiroz, s/n - Pesqueira, das 8h às 18h

PETROLINA
. TV e Rádio Jornal - Av. Souza Filho, 631 3º andar sala 01 - Centro - Petrolina, das 8h às 18h


OUTRAS FORMAS DE DOAR
.
Cidade Alta Transportes em Paulista, Olinda e Recife ( os 223 ônibus de 31 linhas são pontos de arrecadação itinerantes)
. Banco do Brasil (Agência 0710-2/ Conta corrente 6070-4)
Doações de outros Estados:
Moradores de outros Estados devem procurar as defesas civis locais e informar o destino da ajuda (Pernambuco ou Alagoas).

Agora é só escolhermos um lugar mais perto e fazermos nossa contribuição, porque hoje são eles que estão precisando de ajuda e que Deus não permita amanhã sermos nós.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Humberto e João Paulo na TV

Novas inserções estaduais do PT começaram a ser veiculadas ontem nas emissoras de rádio e TV, reforçando o período de pré-campanha eleitoral. Antecipadas pelo Blog de Jamildo, as inserções do partido abrem espaço para dois pré-candidatos – o ex-secretário estadual das Cidades Humberto Costa, que vai concorrer ao Senado, e o ex-prefeito João Paulo (foto), preterido na disputa ao Senado e que será candidato a deputado federal. O prefeito do Recife, João da Costa, também ganhou espaço para falar de sua gestão e reforçar a “união do PT estadual” com o presidente Lula e o governador Eduardo Campos.

Fonte: Jornal do Commercio

Tamarineira: “vaivém” dos governistas

A Câmara Municipal do Recife derrubou, ontem, por 19 votos a 3, o parecer de rejeição da Comissão de Legislação e Justiça ao projeto de desapropriação de terreno na Tamarineira. O projeto passa hoje por votação para ser encaminhado ao Executivo. A sessão foi marcada por críticas da oposição em relação à postura dos vereadores da base governista. O motivo foi a mudança de opinião de parte da bancada, que antes era favorável à construção de um shopping na área da Tamarineira, mas que apoiaram o prefeito João da Costa (PT), após o decreto anunciado na última sexta-feira.

O autor do projeto de desapropriação da Tamarineira, o vereador Gilberto Alves (PTN) – um dos poupados pela oposição – elogiou a atitude do prefeito, ressaltando a participação popular na decisão da desapropriação. “Ao escutar a opinião da população através de uma enquete feita no site da prefeitura, o prefeito colocou o povo no processo de discussão”, destacou.A resposta da oposição em relação aos elogios veio através do vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Daniel Coelho (PV), que reconheceu os esforços de Gilberto Alves, mas não poupou o posicionamento da bancada na aprovação do projeto. “Fico triste com essa Casa, por não ter aprovado esse projeto antes do prefeito.

Alguns vereadores que aprovam hoje a decisão (de João da Costa), antes defenderam a construção do shopping no local”, afirmou Coelho, que não citou nomes. Jairo Britto (PHS) defendeu os governistas, citando que numa democracia as mudanças de opinião “devem ser respeitadas”.

A vereadora Priscila Krause (DEM), que retomou ontem as suas atividades na Câmara, após se ausentar por uma licença maternidade, foi uma das mais contundentes. Num discurso em defesa do meio ambiente, ela criticou parte da bancada governista e a política ambiental do prefeito João da Costa. “O prefeito voltou atrás porque o movimento dos Amigos da Tamarineira é forte. Praticamente todos os projetos tocados pela prefeitura nos últimos anos desprezaram o componente ambiental”, acusou Priscila Krause. Numa declaração mais ácida, a vereadora afirmou ainda que, em defesa do prefeito, alguns vereadores assumem uma postura de “subserviência” ao Poder Executivo.

Fonte: Jornal do Commercio

Presidente do Ibope diz que eleição pode ser definida no 1º turno

Para Carlos Augusto Montenegro, vencedor da corrida eleitoral pode ser tanto Dilma quanto Serra

As eleições presidenciais deste ano poderão ser definidas no primeiro turno e o vencedor pode ser tanto a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, quanto o do PSDB, José Serra, disse nesta terça-feira, 8, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, durante evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo. A última pesquisa do instituto, divulgada no sábado, 5, mostrou que ambos os presidenciáveis estão empatados em 37% nas intenções de voto.

Forte: Estadão

Dilma acusa FHC de deixar País em situação 'periclitante'

Petista exaltou bons resultados na economia, que 'são níveis que você vê hoje na China

'A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, afirmou que o crescimento do PIB brasileiro se iguala a índices chineses e, diante do bom momento econômico, acusou o antecessor do presidente Lula, o tucano Fernando Henrique Cardoso, de ter deixado o país numa situação "periclitante". "Está crescendo 11% (na projeção do acumulado do ano).

Nem na China, né. Ou seja, são níveis que você vê hoje na China. No final do ano vai ficar em torno de 6,5%, 7%", previu a petista, em entrevista ao apresentador Antonio Leite, da rádio Planeta Diário, em São José dos Campos. O crescimento do PIB no primeiro semestre, divulgado nesta terça-feira, 8, pelo IBGE, foi de 2,7% na comparação com o quarto trimestre de 2009. Dilma criticou explicitamente a administração do ex-presidente FHC, sem citá-lo nominalmente. Ao explicar que foi convidada por Lula para conduzir a transição de governo em 2003, disparou: "Nós sabemos quem endividou (o País), vários governos sucessivos, inclusive o último governo (...) O Brasil estava em situação periclitante, situação de treme-treme". E emendou, ainda, neologismos do apresentador: "Estava funhanhado, tremelento, tremilicando".

Numa entrevista em que contou com a simpatia do entrevistador e em nenhum momento foi questionada sobre situações delicadas da campanha, como o provável afastamento do ex-prefeito Fernando Pimentel do núcleo político e a sondagem de petistas para a produção de dossiê contra o adversário José Serra (PSDB), Dilma afirmou ser a mais preparada para suceder Lula e garantir a continuidade das ações de governo. "Eu ajudei a fazer esse Brasil diferente junto com o presidente Lula. Eu participei deste processo e do governo e ajudei o presidente a coordenar os ministérios e os principais programas do governo. Me sinto extremamente preparada", disse Dilma.Fonte: Estadão

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lula diz que países fariam escândalo com vazamento de petróleo no Brasil

Lula vistoria caminhão em feira no Rio de JaneiroLula vistoria caminhão em feira no Rio de Janeiro


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas nesta segunda-feira (31) às ações de combate ao vazamento de petróleo no Golfo do México e afirmou que problema semelhante no Brasil seria motivo para um escândalo internacional. "Os grandes não sabem parar o vazamento. Acho engraçado, se fosse a Petrobrás, na Baía de Guanabara, seria um escândalo o que o mundo desenvolvido faria contra nós", disse.

A declaração de Lula sobre o desastre ambiental foi motivo de aplausos da plateia que participa da abertura do Michelin Challenge Bibendum no Riocentro, no Rio de janeiro.
saiba mais

* Nova operação contra vazamento de óleo começará em breve, dizem EUA

Em seu discurso, Lula criticou ainda os países ricos dizendo que o Brasil mostrou ao mundo, "humildemente", como se faz política econômica com seriedade. "O Brasil aprendeu que o que acontece no mundo hoje é de uma irresponsabilidade muito grande. O mercado não é Deus e o estado não é o diabo. Aprendemos que se os dois funcionarem bem juntos é um tanto melhor", disse. "No Brasil, não vacilamos", disse.

O presidente ainda defendeu o biodiesel como importante matriz energética do país e disse que vai incentivar a produção de combustível a partir da palma do dendê. "Além de fornecer combustível, vai dar para recuperar uma área degradada de mais de 30 milhões de hectares no Pará", disse.

Renovação da frota
O evento do qual o presidente participou apresenta uma série de soluções para mobilidade rodoviária sustentável como veículos que usam energia limpa. O presidente defendeu a renovação da frota brasileira. Lula chegou ao pavilhão da abertura da feira em um ônibus movido a hidrogênio desenvolvido pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ, apontado como oção de transporte sustentável para o Rio na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

Segundo Lula, há algum tempo o Brasil tomou consciência de que era preciso renovar sua frota de automóveis, que segundo ele, tinha a idade média avançada. Ele destacou que essa renovação ocorrida nos últimos anos aumentou o nível de emprego e ajudou na redução da emissão de gases do efeito estufa. "Hoje, praticamente 100% dos carros produzidos no país são flex fuel, sendo que 60% da preferência dos motoristas desses carros é pelo etanol na hora de encher o tanque. Isso reafirma o etanol como importante matriz energética brasileira", disse.

O presidente afirmou ainda que houve renovação da frota de caminhões e tratores. Ele lembrou que foram realizados avanços no programa de financiamento para prefeituras para que tenham possibilidade de renovar sua frota de ônibus. "Temos ônibus com mais de 20 anos de uso rodando, ou seja, não só poluindo, mas colocando a vida das pessoas em risco. Vamos aumentar a produção para atender não só o Brasil mas a América do Sul, a América Latina e o continente africano", disse.


Fonte: G1

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ficha Limpa como início da reforma política

Tema foi consenso em debate com participação com participação de representantes de 10 partidos que defenderam o financiamento público de campanha

O projeto Ficha Limpa deve ser parte de uma reforma política mais ampla que inclua o financiamento público de campanhas. Este foi o principal consenso entre os representantes de dez partidos políticos paulistas com assento na Câmara que participaram de debate no Estado na sexta-feira, 21. Ouça o debate na íntegraO encontro discutiu o Ficha Limpa e sua aplicação prática já para as eleições de outubro.

O projeto – aprovado na semana passada pelo Senado – foi enviado para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que deve ocorrer nos próximos dias.Outro tema que dominou o debate foi a possibilidade de haver um compromisso dos pré-candidatos à Presidência em fazer uma reforma política logo no início do governo. "Vamos levar este compromisso ao nosso pré-candidato José Serra (PSDB)", afirmou o presidente do PPS, Roberto Freire. O deputado Carlos Sampaio, do PSDB, disse não ter dúvidas de que o tucano levará adiante a proposta. O presidente do PT estadual, Edinho Silva, afirmou que a reforma política também é uma prioridade da pré-candidata Dilma Rousseff (PT), assim como a tributária.

"É necessário, entretanto, que a sociedade seja mobilizada nesse sentido", ponderou.A secretária executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita José Rosa, já havia dito ao Estado em entrevista há 15 dias que a reforma política será a nova luta das 44 entidades – entre as quais a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – que fizeram o Ficha Limpa ."Caso o Congresso não faça a reforma, esse será o próximo tema de uma lei de iniciativa popular", assegurou. O MCCE já aprovou, além do Ficha Limpa, a Lei 9.840, que pune venda de votos e foi responsável pela cassação de 600 políticos desde 2002.Dúvidas. Embora a reforma política seja vista como um tema fundamental para debate no Congresso, os discursos demonstraram que não há consenso sobre como ela deve ser.O financiamento público de campanhas com a criminalização do financiamento privado parece ser a única questão consensual. Praticamente todos os representantes dos partidos disseram considerar que o financiamento privado das campanhas é a maior fonte de corrupção do Legislativo brasileiro."A empresa que financiou o candidato, depois vai colocar argolas e dizer o que o parlamentar deve fazer.

O financiamento público garante autonomia ao deputado", defendeu Ivan Valente, do PSOL. O ex-senador Roberto Freire concordou com o deputado. "Até por uma questão numérica o financiamento público é melhor. Hoje são milhares de candidatos para a Justiça fiscalizar. Com financiamento público, serão apenas 30 partidos", afirmou. "Claro que pode haver caixa 2, mas o controle é maior."Dúvidas. De resto, há dúvidas sobre votação em lista ou distrital e até mesmo sobre a forma de se fazer a reforma política, se com o Congresso atual ou por meio de Constituinte exclusiva. "Não há consenso nem nas legendas sobre o tema. O deputado do nosso partido, Ronaldo Caiado, um ardoroso defensor do financiamento público, apresentou a proposta, que não seguiu adiante. Mas nem ele próprio ou suas ideias são consenso no partido. Afinal, qual reforma queremos?", questionou o deputado paulista Guilherme Campos, do DEM.

Representante do PMDB, o advogado Ricardo Vita Porto resumiu discordâncias sobre o assunto. "Voto em lista tira a liberdade de escolha do eleitor. O financiamento público, por sua vez, não impede o privado. O ideal é o voto distrital", argumentou. Constituinte. Pedro Bigardi, do PC do B, disse que o tema é controverso: "Há enorme conjunto de polêmicas." Marco Antonio Mroz, representante do PV, defendeu uma Constituinte exclusiva para tratar da reforma. "Com esse grau de contaminação que o atual Congresso tem, não dá para se discutir a reforma", disse. O tucano Carlos Sampaio também apontou questões polêmicas no financiamento público. "Há uma visão dúbia sobre o assunto.

A sociedade pode ficar indignada porque pode considerar que pagará (as campanhas), mas continuará existindo o (financiamento) privado, como imaginam alguns mais céticos."Fórum. Edinho Silva, do PT, sugeriu que o Estado organize um fórum permanente dos partidos para discutir a reforma política. "O Estado, que demonstrou liderança em todo o processo do Ficha Limpa, assim como a Rádio Eldorado, poderia usar sua força para levar adiante essa proposta".

quarta-feira, 5 de maio de 2010

No destino profissional o sucesso é genético?

Entre homens e mulheres o que pode determinar o fator sucesso vem ele apenas de aptidões e predisposição ao desenvolvimento durante a vida ou advém da genética do ser humano. É o que explica a autora do recém-lançado O Paradoxo Sexual (Editora Best-Seller), a psicóloga canadense Susan Pinker, coloca pimenta na tradicional discussão da guerra dos sexos. Para ela, a disparidade entre os gêneros pode ser explicada a partir de fatores biológicos: por ter hormônios e genes diferentes, homens e mulheres fazem escolhas diferentes na carreira. De acordo com o livro, se elas não chegam ao topo não é apenas por preconceito ou falta de oportunidades oferecidas pela empresa.

O organismo, afirma Susan, também influi no destino profissional. "A genética pode orientar as decisões de carreira de qualquer pessoa", diz. “Um jogador de basquete pode ter decidido entrar nessa profissão por causa de sua estrutura corporal. Minha proposta é usar a biologia como ponto de partida para analisar também as diferenças de gênero”, escreve Susan.

Munida de pesquisas científicas e anos de experiência clínica, a psicóloga afirma que, por terem conexões cerebrais e hormônios distintos, os homens são mais propensos à rivalidade e a atividades que envolvam sistemas padronizados (como a engenharia e elas predispostas a ter empatia e sensibilidade e a trabalhar em áreas que estimulem a linguagem e o cuidado com o próximo.

“É por isso que profissões como recursos humanos e comunicação atraem mais mulheres”, afirma a autora. Mas ela alerta: os comportamentos padrões podem variar de acordo com a personalidade de cada um. “É claro que os traços individuais e o ambiente influenciam muito.”

De acordo com Susan, os cargos de alta chefia atraem hoje mais os homens do que as mulheres porque eles desenvolvem melhor as conexões cerebrais que estimulam a competitividade — característica importante para quem quer subir até a presidência. Apenas 3% das 500 maiores empresas americanas, segundo a revista Fortune, possuem mulheres na alta liderança. Educação financeira para as crianças A BM&F Bovespa acaba de lançar o programa Turma da Bolsa, que é composto por seis personagens que estão presentes nas atividades e brincadeiras oferecidas no site www.turmadabolsa.com.br. O sucesso do portal é a dupla “O Porco e o Magro”. O Magro é um personagem que segue as orientações do porquinho rosa, que é um especialista em economia e tem a missão de ajudar o amigo a adotar um comportamento financeiro saudável. Estágio para curso de engenharia paga mais O ranking dos melhores salários pagos para estagiários é encabeçado por engenharia, pelo terceiro ano consecutivo, segundo levantamento do Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube). Ainda na faculdade, o futuro engenheiro recebe por volta de R$ 1.022,30, seguido de estudantes de relações internacionais que ganham, em média, R$ 1.008,38. Economia fica na terceira colocação com R$ 999,27.
Fim do IPI reduzido ocasiona queda nas vendas
O fim do benefício do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para carros e eletrodomésticos afetou as vendas em abril. O indicador de atividade do comércio medido pela consultoria Serasa Experian apresentou queda de 1,3% no mês passado, na comparação com o mês anterior. O setor de veículos, motos e peças foi o que mais sentiu a desaceleração nos negócios. Em abril, o movimento recuou 8,9%, como resultado direto do término das desonerações de impostos sobre carros e motocicletas, desde 31 de março.




UE diz que Espanha não precisa de socorro financeiro

Os temores de que a Espanha se veria forçada a pedir ajuda ao FMI derrubaram a Bolsa de Madri, que fechou com queda de 5,41%, apesar do premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, ter afirmado publicamente que a idéia era uma "absoluta loucura". O comissário de Assuntos Econômicos da UE (União Européia), Olli Rehn, ao rebater os rumores fez declarações ao ser questionado em Bruxelas (Bélgica) sobre o boato espalhado de que Madri estava a ponto de pedir um grande empréstimo ao FMI (Fundo Monetário Internacional), porém afirmou que a Espanha não precisa de nenhum tipo de ajuda financeira externa para enfrentar os desequilíbrios orçamentários.




Cesta básica fica mais cara
Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) a cesta básica ficou mais cara em 16 das 17 capitais. O aumento da cesta básica refletiu principalmente a alta de produtos como o leite - que subiu em 16 capitais -, do tomate - também com alta em 16 capitais - e do feijão - que teve aumento em 15 das cidades pesquisadas. O maior valor em reais, no entanto, foi o registrado em Porto Alegre (RS), R$ 268,72 - o que representa um aumento de 4,53% no mês passado. Levando em conta esse valor, o menor salário pago no país deveria ter sido, em abril, de R$ 2.257,52, ou 4,42 vezes o valor atual do mínimo e é quase R$ 100 maior que o valor registrado para março (R$ 2.159,65). O salário mínimo, pela Constituição do Brasil, deveria suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.

domingo, 2 de maio de 2010



O dom da comédia a arte em Chaplin


Charles Spencer Chaplin

Com apenas 7 sete anos, Charles Chaplin foi levado em uma carroça até um orfanato, iniciando a angustiante fase em que viveu separado da mãe Hannah e do meio-irmão mais velho Sydney. Aquele trajeto percorrido em 1896 foi tão marcante que, anos depois, já aclamado como um dos maiores comediantes da história do cinema, Chaplin inspirou-se na lembrança para a criação de cenas clássicas de seus filmes. Segundo o psicanalista e escritor americano Stephen Weissman mesmo hoje em favelas do Rio, nos bairros de Los Angeles ou nas favelas de Mumbai e Soweto, há crianças emocionalmente resistentes como Charlie Chaplin. Como psicanalista, as histórias de crianças carentes incrivelmente dotadas que, de alguma maneira, conseguem sobreviver às adversidades, evitando o papel de vítimas e crescendo para se tornar adultos de sucesso, que conquistam o que querem. Criado em meio a uma pobreza dickensiana no fim do século 19, Chaplin perdeu a mãe para a loucura e o pai para o alcoolismo. Às vezes dormia nas ruas e, com fome, buscava comida na lata do lixo. Durante um período de 18 meses que passou em um orfanato, quando tinha 7 anos, Charlie lidou com seu medo e solidão interpretando papéis em um mundo de fantasia no qual ele já era "o maior ator do mundo". O livro foi escrito para tentar descobrir como uma criança de imaginação incrível conseguiu levar à vida adulta e adaptar a ela aquele sonho acordado da infância. Chaplin literalmente foi da pobreza ao status de mais famoso ser humano de todo o mundo. Ou, como um resenhista do livro colocou, "Chaplin não era apenas grande, era gigantesco. Em 1915, ele irrompeu em um mundo marcado pela guerra oferecendo o dom da comédia, do riso e do alívio. Ao longo dos próximos 25 anos, durante a Grande Depressão e a ascensão de Hitler, continuou seu trabalho. É difícil que outro indivíduo tenha dado tanto entretenimento, prazer e alívio para os homens quando eles mais precisaram”, completa o psicanalista americano Stephen Weissman, que estudou durante anos a vida e obra do comediante para escrever Chaplin - Uma Vida (tradução Alex Martins, 322 páginas, R$ 44,90), lançado agora pela Larousse do Brasil.


Os melhores no Enade terão bolsas de pós-graduação.

Agora o MEC, Ministério da Educação vai conceder bolsas de estudos em cursos de pós-graduação para estudantes universitários concluintes que apresentaram as melhores notas em cada curso do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2007 e 2008. A medida foi publicada no Diário Oficial da União. O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, será responsável pela implementação das bolsas de estudo. O prazo estabelecido foi de 12 meses para o ingresso dos estudantes em programas de pós-graduação. Para ter direito ao benefício, o estudante concluinte deverá apresentar ao Programa de Pós-graduação no qual foi selecionado, cópia do Boletim de Desempenho do estudante emitido pelo Inep, para que esse solicite a implementação da bolsa de estudos. As bolsas terão prazo máximo de duração de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado e de 48 (quarenta e oito) para o doutorado.




MEC prevê Banda larga em 92% das escolas no Brasil em 2010.
Carlos Bielshowsky, secretário de Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC), disse que até o final deste ano 92% das escolas brasileiras terão acesso à internet. Ele apresentou as ações do governo brasileiro para promover o acesso à inclusão digital e a capacitação de professores na área de tecnologia durante a Conferência Internacional - O Impacto das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação. "Fizemos um acordo com as operadoras de banda larga e até o final do ano 92% das escolas brasileiras terão acesso à internet, isto significa a inclusão digital de cerca de 35 milhões estudantes", afirma Bielshowsky.Segundo o secretário, o trabalho desenvolvido pelo MEC busca a "alfabetização digital de professores e alunos, além de estimular a autonomia dos estudantes na formação do conhecimento através dos laboratórios de informática e de promover novas estratégias pedagógicas com o uso de conteúdos digitais na sala de aula."Queremos tornar a sala de aula menos aborrecida, mais atraente. Até o momento, implantamos laboratórios em 42.688 instituições, mas é idiotice fazer isso sem capacitar o professor e é isto que estamos fazendo. “Em 2009 capacitamos 332.184 professores e faremos mais este ano”, destaca.

Pesquisa mostra que alunos melhoraram em Português e Matemática.

Através de Dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), alunos, pais e professores de todo o país já podem comemorar. Pois a pesquisa prova e avalia bienalmente estudantes em língua portuguesa e matemática, mostrando que o desempenho de alunos nestas duas disciplinas vem melhorando consideravelmente desde o ano de 2003. O aumento das médias quebra uma tendência de queda que vinha desde 1995, ano a partir do qual as médias do Saeb são comparáveis. Os melhores números foram registrados em 2007. Segundo a pesquisa, em 2001, as crianças obtiveram as piores notas de toda a série registrada para a quarta série: 178,99 em matemática e 168,34 em língua portuguesa. Mas, em 2003, na primeira etapa do ensino fundamental, o cenário começou a mudar. A média em Língua Portuguesa aumentou para 173,13, no biênio. Desde então, edição após edição, os resultados nessa disciplina só têm melhorado. Em 2005, os estudantes atingiram a média de 175,52 e, em 2007, obtiveram 175,77. Em Matemática, o resultado também tem sido positivo. Em 2003, os estudantes da quarta série obtiveram média de 180,65 e, nas edições seguintes da prova a melhora foi constante. A nota obtida em 2005 foi igual a 185,66 e, em 2007, 193,48, a maior já registrada em toda a série histórica da prova de matemática.

Presidente da UNE diz que a reconstrução da sede é uma “reparação à democracia”

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, disse esta semana que a reconstrução da sede da entidade, destruída durante o regime militar, representa uma reparação à democracia brasileira. O prédio fica situado na Praia do Flamengo no rio de janeiro. Com isso, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado aprovou o projeto para a reconstrução da sede da UNE. Os próximos passos são a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a sanção do presidente da República. “Várias gerações lutaram por isso, a reconstrução da sede. A medida mostra respeito à instituição e ao que ela representa. Após 36 anos de espera, é uma reparação da historia estudantil e uma honra em nome dos que lutaram pela democracia.