domingo, 4 de dezembro de 2011

Baile do Menino Deus ganha nova edição pela objetiva

Lançamento conta com novas ilustrações, feitas por Flávio Fargas, e apresentação de Ruth Rocha

 /

O que pode haver de específico de uma região em uma das festividades mais tradicionais do Ocidente? Os cearenses Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima ofereçam uma resposta há 28 anos, quando encenaram pela primeira vez Baile do Menino Deus (Objetiva, 60 páginas). Nesta sexta-feira (2/12), às 19h, a Livraria Cultura recebe o lançamento nacional da nova edição do livro, com a presença dos autores, dos atores do espetáculo e de um coro infantil, que interpreta as canções compostas por Antúlio Madureira. Na ocasião, Ronaldo ainda vai anunciar as novidades da tradicional encenação da peça no Marco Zero, dirigida por ele.

Com quase 500 mil cópias distribuídas em colégios de todo o Brasil pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), em 2004, o texto é um dos mais encenados do País, segundo Ronaldo. Na narrativa, Mateus e um grupo de crianças tentam encontrar a casa onde Jesus vai nascer. Deparando-se com uma porta fechada, eles organizam brincadeiras e homenagens para abri-la.

A edição tem duas novidades em relação à famosa impressão da Bagaço, fora de catálogo desde o começo do ano. O texto, que era adaptado para prosa, agora é narrado apenas a partir de vinhetas teatrais e falas. Outra mudança é nas ilustrações: os clássicos desenhos de Rosinha dão espaço às belas colagens do mineiro Flávio Fargas. Além de uma apresentação da consagrada autora infantil Ruth Rocha, a edição traz um glossário destinado a explicar os termos próprios do folclore nordestino presentes na obra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário