terça-feira, 15 de novembro de 2011

Literatura no Twitter

Estudante de Letras na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Daniele Souza Freitas veio a Olinda como uma das participantes da premiação TOC140, promovida pela Fliporto. A disputa pelo prêmio seguiu uma regra bastante rígida: as poesias criadas deveriam ser enviadas pelo Twitter e conter no máximo 140 caracteres. Daniele conseguiu o terceiro lugar com uma poesia sintética, ao estilo das consagradas poesias-pílulas do escritor modernista Oswald de Andrade.


BLECAUTE // TV não liga / Computador trava / E o que seria da nova era / Se por trás dos prédios / Não houvesse um céu sem tomada


Essa não foi a primeira vez que Daniele se aventurou nesse estilo poético. No segundo semestre de 2011, ela apresentou junto com Renan Osvaldo Pacheco seu trabalho de conclusão de curso com o tema Twitteratura: a arte de escrever em até 140 caracteres. O TCC foi um impulso para participar das duas edições do TOC140 e possibilitou uma descoberta: não só há literatura na rede social do Twitter, como também há também um espaço virtual muito pouco explorado pela arte poética. Foi com essa idéia que foi criado o Sarau Literário via Twitter.



Sarau
A idéia surgiu pela iniciativa de Renan e posta em prática no dia 11 de junho desse ano. Organizado por ele, Daniele e Giselle Zamboni, o I Sarau Literário via Twitter contou com a participação de 324 pessoas e mais de dois mil tweets literários. Tanto sucesso fez o sarau figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil naquele dia.

Hoje, 15, o Sarau chega à sua segunda edição. Das 19h às 21h, leitores e escritores têm encontrado marcado no Twitter: para postar alguma poesia, basta colocar a hashtag #SarauBrasil. Para quem quiser apenas ler a produção dos outros, uma simples busca pela hashtag abre as portas para um mundo de literatura.


Você pode conferir o blog do II Sarau Literário via Twitter para mais informações, além de acompanhar a página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário