quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Morre, aos 75 anos, o jornalista Joelmir Beting

Crédito:Luiz Murauskas

Faleceu no início da madrugada desta quinta-feira (29/11), aos 75 anos, o jornalista Joelmir Beting. Pioneiro do jornalismo econômico brasileiro, inaugurou a cobertura de negócios no Brasil, no jornal Folha de S. Paulo, em 1968. Mais tarde, estreou a informação econômica no rádio e na TV, sendo também o primeiro âncora (o modelo americano de apresentador-comentarista) do telejornalismo brasileiro.

Beting estava internado desde o dia 22/10, no Hospital Israelita Albert Einstein, tratando de uma doença autoimune nos rins. No último domingo (25/11), sofreu um Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico, que deixou seu estado de saúde ainda mais delicado.
Em julho deste ano, IMPRENSA homenageou Joelmir com perfil publicado na edição 280. A foto de capa da edição - produzida pelo fotógrafo Luiz Murauskas - foi feita em memória a outra foto do jornalista publicada no Jornal do Brasil, em março de 1990: sua reação de espanto ao saber, ao vivo na TV Globo, do confisco das poupanças pelo governo Collor (veja abaixo).

Sereno e bem disposto, Joelmir falou com IMPRENSA por cerca de 1 hora e meia na redação da TV Bandeirantes. Recém-saído de uma  internação de 10 dias na UTI do Hospital Albert Einstein, voltava às atividades após "um problema cardíaco e pulmonar combinados", como descreveu. Explicou que o problema o levara a abandonar outros "dois filhos": o "Canal Livre" [programa da Band] do qual participou até maio deste ano, e suas palestras, realizadas por décadas com uma média impressionante de três por semana.

Entre histórias memoráveis - como o dia em que abandonou o jornalismo esportivo após ser perseguido pela torcida corintiana por não conter o amor pelo Palmeiras em um clássico no Pacaembu  - elogiou o jornalismo econômico brasileiro. "É o mais competente e abrangente do mundo, só rivalizando com EUA e a Inglaterra, e nada mais". Para o futuro, disse desejar apenas escrever alguns livros há anos engavetados em meio à exigente rotina profissional.

Ao final da entrevista, perguntado pela reportagem se haveria mais alguma coisa que gostaria de falar, deixou, bem ao seu modo, mais uma entre tantas piadas daquele dia. "Quero apenas falar que vou completar agora 50 anos de casamento. E se alguém me pergunta: "Como é que vocês conseguiram viver 50 anos casados?". Eu diria que é muito simples, que é só usar a cabeça. A gente sai para jantar duas vezes por semana: eu na terça, ela na quinta..."

O velório do jornalista acontece no Cemitério do Morumbi até às 14h. Depois, será fechado ao público e o sepultamento será restrito a amigos íntimos e familiares. 

Salve Joelmir!
fonte:PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário