quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dircon realiza retirada de barracos da comunidade do Bom Jesus, em Boa Viagem

A justificativa dada pela diretoria é de que a área que estava sendo utilizada pelos mesmos é um local público, não podendo ser ocupada

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Morador observa ação da PM e da Dircon / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Morador observa ação da PM e da Dircon

Uma operação conjunta da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e o 19° Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco realizou a retirada, na manhã desta quarta-feira (23), de cerca de 40 famílias que moravam na comunidade do Bom Jesus, localizada no teto do túnel Augusto Lucena e na lateral do mesmo, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

De acordo com a Polícia Militar, muitos moradores do local possuiam casas na favela próxima ao túnel ou no município de Jaboatão dos Guararapes. De acordo com informações da Rádio Jornal, a operação teve início às 6h30 da manhã, quando os moradores acordaram com os policiais arrancando os papelões que formavam suas moradias.

Em entrevista à Rádio Jornal, a moradora do local Daniele Soares, 31, disse que não havia sido avisada a respeito da retirada. "Me acordei com o tumulto, quando subi vi que os policiais estavam derrubando as barracas. Eles já cortaram até a energia dos barracos", comenta Daniele.

A justificativa dada pela Dircon é de que a área que estava sendo utilizada pelos moradores é um local público, não podendo ser ocupada. Para a secretária de controle, desenvolvimento urbano e obras, Maria de Biase, a ação também foi motivada por razões de segurança. "As famílias estavam em uma situação de risco, havia crianças brincando em cima do viaduto", explica a representante da PCR.

Além disso, a secretária informou que os barracos estavam sendo "comercializados" por um indivíduo para famílias carentes. "Dos 47 barracos que nós encontramos no local, apenas 12 estavam habitados. Os demais estavam desocupados, prontos para serem utilizados", comenta. Ainda segundo ela, a diretoria já tem a informação sobre quem é o responsável pelo aluguel ilegal.

Segundo a Prefeitura do Recife, essa ação vinha sendo estudada há três meses. Ainda de acordo com a Prefeitura, não haverá a disponibilidade do auxílio-moradia para estas pessoas.

O material recolhido será encaminhado ao depósito da Prefeitura do Recife. Além da PM, a ação contou com o apoio da Guarda Municipal, da Radiopatrulha e do Samu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário