quinta-feira, 24 de maio de 2012

Seca obriga rebanho a se alimentar de mandacaru em Dormentes, PE

Estiagem secou barragens, afligindo criadores de animais e agricultores.
Segundo Defesa Civil, 79 municípios estão em situação de emergência.

Do G1 PE
A seca que castiga o Nordeste vem provocando muitos estragos em Pernambuco. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do estado (Codecipe), 79 municípios estão em situação de emergência. O NETV 2° Edição mostrou que, em Dormentes, no Sertão, a 760 quilômetros do Recife, as barragens secaram. O rebanho precisa percorrer longas distâncias em busca de água e, na falta de pasto, o mandacaru alimenta os animais.

O produtor rural Xisto dos Santos Coelho alimenta seu rebanho com mandacaru queimado. “Não tem mais palma nem capim. Se não fosse o mandacaru, eles iam passar fome. Desse jeito, sofre o bichinho e sofre a gente também”, disse.
Em alguns lugares na zona rural do município, não chove há dez meses. As famílias sofrem com a falta de água. Muita gente vive da criação de animais e da agricultura. “Esse ano não choveu nada ainda. Esse lugar é bom de viver, mas sem chuva não presta. Nenhum lugar presta”, comentou o agricultor José Rodrigues de Souza.

Na zona urbana, a Prefeitura tirou um dia da programação da maior feira de caprinos e ovinos da região, a Caprishow, que é realizada no município há dez anos. A Secretaria Municipal de Educação só não suspendeu as aulas porque carros-pipa estão abastecendo as cisternas das escolas. Mesmo assim, a professora Erotides Coelho teme que o trabalho seja interrompido. “Depois, nós vamos ter que repor essas aulas. Os alunos têm direito a 200 dias letivos por ano”, lamentou.

A população, com quase 17 mil habitantes, segue aflita, torcendo para que o tempo melhore. “A situação chegou ao limite. Estamos em estado de calamidade pública. Em 30 anos, nunca vimos seca igual a essa”, falou a vice-prefeita de Dormentes, Lucianete Coelho.

Um comentário:

  1. é... mesmo com essa seca o prefeito ainda inventa festa pra acabar com o resto da água!
    e esquece dos pobres que estão passando sede no interior!

    ResponderExcluir