quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ibama concede licença de instalação de Belo Monte

Consórcio Norte Energia, responsável pela hidrelétrica, poderá extinguir um total de 238,1 hectares de vegetação, dos quais 64,5 hectares em área de preservação permanente

SÃO PAULO - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu nesta quarta-feira a licença de instalação da hidrelétrica de Belo Monte (PA), de acordo com informações disponíveis no site do órgão.

O Ibama também liberou licença de supressão de vegetação "relativa à implantação de infraestrutura de apoio" da usina. O consórcio Norte Energia, responsável pela hidrelétrica, poderá extinguir um total de 238,1 hectares de vegetação, dos quais 64,5 hectares em área de preservação permanente. A usina, localizada no rio Xingu, terá capacidade instalada de superior a 11 mil megawatts e a primeira unidade geradora deverá entrar em operação comercial em fevereiro de 2015. Os investimentos previstos são da ordem de 19 bilhões de reais.

No início de janeiro, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, havia afirmado que a licença de instalação de Belo Monte deveria ser concedida em fevereiro. Em leilão realizado em abril do ano passado, o consórcio Norte Energia --formado por 18 empresas incluindo duas subsidiárias da Eletrobras, Queiroz Galvão e Bertin-- ofereceu uma tarifa de 78 reais o megawatt/hora referente à usina de Belo Monte, ante um preço máximo definido pelo governo de 83 reais. Vencia quem oferecesse o menor preço.

(Reportagem de Carolina Marcondes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário