quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Interdição do clube Vassourinhas de Olinda compromete desfile do bloco

Fundado em 1912, sede do clube foi interditada em dezembro passado, após queixa de moradores ao MPPE; sem renda, desfile deste ano não terá o mesmo brilho

Há quase 100 anos, o Clube Vassourinhas desfila pelas ladeiras do Centro Histórico de Olinda e é referência da cultura pernambucana. Mas neste ano, o Carnaval pode ser diferente: um grupo de moradores se sentiu incomodado com o som alto das festas realizadas na sede do bloco e fez uma queixa no Ministério Público. A sede acabou sendo interditada, no dia 22 de dezembro de 2010.

A Prefeitura de Olinda também encontrou outro problema: o alvará de funcionamento estava vencido. De acordo com o presidente do clube, Erivelto Paes Barreto (foto 4), o documento já foi renovado. Ele afirma que, durante as festas, o som realmente é alto, mas o que incomoda os moradores é o barulho que outras pessoas fazem na rua.

“Quando acontecem as festas aqui, nos finais de semana, é um encontro de jovens, então eles trazem carros bem equipados e abrem o som bem na frente do clube”, conta o presidente. O volume do som durante as festas não pode ultrapassar 70 decibéis, o equivalente ao som de um bar ou restaurante lotado.

As festas ajudavam a manter o clube, pagando as contas e financiando as fantasias. Se forem às ruas este ano, os desfiles não vão ter o mesmo brilho. “Infelizmente, pegou a gente na época em que mais precisamos de renda, que é no mês de janeiro, em que confeccionamos as fantasias. Esse ano vai ser difícil a gente sair com fantasias de luxo, com paetês e plumas”, diz Erivelto Paes.

A interdição também compromete o trabalho social desenvolvido pelo clube, onde crianças da comunidade tinham aulas de frevo e aprendiam sobre a cultura pernambucana. Sem lugar para ensaiar, as aulas tiveram que ser canceladas. "Onde vão ficar essas 180 pessoas que ensaiam de segunda a quinta-feira e que, agora, não têm mais esse espaço?", lamenta a professora de dança Adriana do Frevo.

Para a reforma e melhorias na acústica do salão, são necessários R$ 40 mil reais. A Prefeitura de Olinda disse que interditou a sede depois de receber uma recomendação do Ministério Público, e se não tomasse essa medida, o município poderia sofrer uma ação judicial.

PROTESTO

Artistas e moradores da área vão se reunir, a partir das 18h desta quarta-feira (26), no Largo do Amparo, em frente à sede do clube, para fazer um manifesto contra a interdição do Vassourinhas. Mais de 30 representantes de blocos e agremiações carnavalescas de Olinda também confirmaram presença.

Fonte: Pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário