terça-feira, 25 de janeiro de 2011

‘Lixo Extraordinário’, de Lucy Walker, é um dos indicados a melhor documentário no Oscar


Rio - Do lixo de Gramacho ao luxo de Hollywood. Essa é a trajetória do filme ‘Lixo Extraordinário’, de Lucy Walker, codirigido por Karen Harley e João Jardim, um dos finalistas ao Oscar de melhor documentário do ano. A produção anglo-brasileira mostra a interferência que o artista plástico Vik Muniz fez na vida dos catadores de material reciclável com sua arte. “Parece um sonho”, declarou Vik, que pretende levar Tião, um dos catadores, para receber a estatueta em Los Angeles.

Ovacionado em todos os festivais por onde passou — de Berlim a Paulínia, em São Paulo, passando por Sundance, nos EUA —, ‘Lixo’ já arrebatou 20 prêmios e coloca o Brasil mais uma vez no páreo pela cobiçada estatueta.“A mistura do olhar estrangeiro com o olhar brasileiro deu força para o filme. A indicação da Academia joga luz sobre o universo dos catadores e o trabalho de arte feito com material reciclável”, defende João Jardim, feliz da vida.

OS INDICADOS


Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Drama, ‘A Rede Social’ é a grande aposta da 83ª edição do Oscar, com oito indicações: filme, diretor (David Fincher), ator (Jesse Eisenberg), roteiro adaptado, fotografia, edição, trilha original e mixagem. Seu maior adversário é ‘O Discurso do Rei’, recordista deste ano: concorre a 12 Oscar, incluindo melhor filme, diretor (Tom Hooper), ator (Colin Firth) e atriz coadjuvante (Helena Bonhan-Carter).

Também concorrem a melhor filme: ‘Cisne Negro’, ‘O Vencedor’, ‘A Origem’, ‘Toy Story 3’, ‘127 Horas’ e ‘Inverno da Alma’. ‘Minhas Mães e Meu Pai’ também está no páreo e rendeu a Annette Bening uma vaga ao lado de Nicole Kidman (‘Rabbit Hole’) e Natalie Portman (‘Cisne Negro’) na disputa pelo troféu de melhor atriz. O remake de ‘Bravura Indômita’, dos Irmãos Coen, também compete com dez indicações.

Fonte: Guilherme Scarpa, O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário