O Banco de Práticas Clima: Vulnerabilidade e Adaptação será lançado, dia 18, no evento oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O Banco de Práticas é um banco de dados internacional de experiências e práticas sobre a adaptação de pequenos agricultores ao redor do mundo. A iniciativa é fruto de parceria entre a Rede Nacional de Mobilização Social (COEP) e um grupo de entidades.
Rio de Janeiro - O Banco de Práticas Clima: Vulnerabilidade e Adaptação será lançado no evento oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A atividade acontece durante o workshop "Promover a adaptação para a redução da vulnerabilidade e o aumento da resiliência", no dia 18, das 11h30 às 13h, na sala P3-F do RioCentro, no Rio de Janeiro. No dia 22, o Banco também será apresentado no estande da Coppe-UFRJ, no Parque dos Atletas, as 11h30.
O Banco de Práticas é um banco de dados internacional de experiências e práticas sobre a adaptação de pequenos agricultores ao redor do mundo. Tem como objetivo compartilhar experiências para que outros possam replicar ou adaptar essas habilidades em seus contextos.
A iniciativa é fruto de parceria entre a Rede Nacional de Mobilização Social - COEP; Action-Aid Internacional; o Instituto Alberto Luiz de Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE-UFRJ); a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo - Fase; o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC); e o Laboratório Herbert de Souza de Tecnologia e Cidadania. Tem apoio do CNPq e da Fundação Banco do Brasil.
A secretária executiva do COEP Nacional, Gleyse Peiter, que fará o lançamento do Banco, explica que "a atuação do COEP em comunidades, ao longo dos anos, mostrou que já existem conhecimentos e práticas que podem ser reconhecidas como projetos de adaptação aos impactos das mudanças climáticas. Há desde iniciativas simples, como limpeza de córregos e nascentes e implantação de hortas comunitárias, até projetos mais complexos de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e implantação de sistemas agroflorestais".
O workshop "Promover a adaptação para a redução da vulnerabilidade e o aumento da resiliência" apresentará a experiência do Brasil e de outros países na adaptação humana aos impactos das mudanças climáticas. Também irá abordar a necessidade de investimentos em políticas públicas a fim de criar resistência e melhores mecanismos para o enfrentamento do tema.
Além de Gleyse Peiter, serão palestrantes o representante da Action-Aid Internacional, Harjeet Singh; o assessor técnico do FBMC, Neilton Fidélis; e a assessora do Núcleo Justiça e Direitos da Fase, Maureen Santos.
Mais informações no site www.coepbrasil.org.br
Fonte: Assessoria de Comunicação do COEP Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário