terça-feira, 19 de junho de 2012

JUIZ DO CASO CACHOEIRA SOFRE AMEAÇA

Após ameaça, juiz do caso Cachoeira pede afastamento

O juiz fe­deral Paulo Au­gusto Mo­reira Lima, res­pon­sável pela Ope­ração Monte Carlo, re­latou ser alvo de ame­aças de morte, disse que ho­mi­cí­dios podem ter sido co­me­tidos por in­te­grantes do es­quema do con­tra­ventor Car­li­nhos Ca­cho­eira e pediu para ser ti­rado do caso.
Em ofício en­ca­mi­nhado no úl­timo dia 13 ao cor­re­gedor-geral do Tri­bunal Re­gi­onal Fe­deral da 1.ª Re­gião, Carlos Olavo, ele afirma não ter mais con­di­ções de per­ma­necer no caso por estar em 'si­tu­ação de ex­trema ex­po­sição junto à cri­mi­na­li­dade do Es­tado de Goiás'. E para evitar re­pre­sá­lias, disse que dei­xará o País tem­po­ra­ri­a­mente.
No do­cu­mento ao qual o Es­tado teve acesso, o juiz re­lata que segue es­quema rí­gido de se­gu­rança por re­co­men­dação da Po­lícia Fe­deral, mas diz que sua fa­mília foi re­cen­te­mente abor­dada por po­li­ciais, que fi­zeram uma 'ameaça ve­lada'.
 
Paulo Augusto afirma que foi alvo de ameaças assim como membros da sua família.

'Minha fa­mília, em sua pró­pria re­si­dência, foi pro­cu­rada por po­li­ciais que gos­ta­riam de con­versar a res­peito do pro­cesso ati­nente à Ope­ração Monte Carlo, em ní­tida ameaça ve­lada.' Lima in­dica que in­ves­ti­gados pela Ope­ração Monte Carlo podem estar re­la­ci­o­nados a as­sas­si­natos co­me­tidos re­cen­te­mente, o que con­fi­gu­raria queima de ar­quivo. 'Pelo que se tem in­for­mação, até o pre­sente mo­mento, há crimes de ho­mi­cídio pro­va­vel­mente pra­ti­cados a mando de réus do pro­cesso', es­creveu.
Nas cinco pá­ginas em que ex­plica o pe­dido para deixar o caso, Lima elenca os re­centes pro­cessos po­lê­micos que co­mandou. Na Monte Carlo, 79 réus foram de­nun­ci­ados, sendo 35 po­li­ciais fe­de­rais, civis e mi­li­tares. E por ter de­ter­mi­nado o afas­ta­mento dos po­li­ciais de suas fun­ções, afirma que não pôde ser re­mo­vido para varas no in­te­rior do Es­tado 'por não haver con­di­ções ade­quadas de se­gu­rança'. Em se­tembro, Lima afirma que ti­rará os três meses de fé­rias que teria acu­mu­lado e sairá do País por 'ques­tões de se­gu­rança'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário