domingo, 12 de fevereiro de 2012

Europeus protestam contra leis antipirataria

Milhares saíram às ruas na Alemanha, França e em outros países


Milhares de internautas se manifestaram neste sábado (11) nas grandes cidades da Alemanha e em outros países da Europa contra o acordo multilateral contra a pirataria ACTA, segundo os organizadores e a polícia. Munique concentrou a maior manifestação alemã, com 16.000 pessoas. Outras 10.000 desfilaram em Berlim, 5.000 em Hamburgo (norte), 4.000 em Dortmund (oeste), 3.000 em Frankfurt (centro) e 3.000 em Dresde (leste).

A Alemanha anunciou na sexta-feira (10) que suspendia no momento a ratificação do acordo. Na Áustria, 6.000 pessoas protestaram nas principais cidades do país, 3.000 delas na capital Viena, segundo a polícia, 4.500, segundo os organizadores. Em Sofia, a capital búlgara, mais de 3.000 pessoas se uniram ao dia de protestos contra o ACTA, e várias cidades do país também protestaram.

Centenas de pessoas também encheram as ruas em Paris para protestar contra o acordo, assinado no final de janeiro de 22 países da União Europeia. O ACTA cria normas internacionais para a proteção da propriedad intelectual e dos direitos autorais e tem como objetivo lutar contra a pirataria num sentido mais amplo. Seus críticos denunciam um grave ataque contra a liberdade de expressão e os direitos dos internautas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário