quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Menos motoristas autuados pela Lei Seca neste Carnaval. Mais respeito ou menos fiscalização?

Os motoristas parecem ter ficado mais temerosos com a Lei Seca no Carnaval 2012. Pelo menos é o que parece. O número de condutores autuados por dirigir depois de beber teve uma redução de 56% em relação à festa em 2011. Esse é o resultado do balanço oficial da Operação Lei Seca realizada nos quatro dias de folia na Região Metropolitana do Recife. Este ano, 164 motoristas foram multados por estarem alcoolizados, enquanto que no ano passado foram 293.

Ao total, a Operação Lei Seca autuou 392 condutores entre a sexta-feira e as 7h da Quarta-Feira de Cinzas. Mas nesse número estão incluídos todo tipo de infração verificada com os motoristas ou os veículos. Desses, apenas 164 foram multados por alcoolemia, sendo 10 deles ainda encaminhados à delegacia por excederem o limite de álcool no sangue que configura crime. Pagaram fiança e foram liberados. Todos os 164 tiveram as habilitações retidas, pagarão multa de R$ 957,70 e deverão perder a permissão para dirigir por um ano.

O major André Cavalcanti, coordenador da Operação Lei Seca desde que ela passou para a Secretaria Estadual de Saúde, em dezembro do ano passado, defende que os motoristas estão mais conscientes e temerosos, já que 5.704 condutores foram abordados no Carnaval. Mas é fato também que a operação continua com as mesmas seis equipes de antes. O efetivo ficou maior com a entrada de PMs, mas só isso mudou. No Carnaval de 2011, 12 pontos foram montados durante a folia, este ano foram apenas seis. Ou seja, a dúvida fica no ar: há mais respeito ou menos fiscalização?


Nenhum comentário:

Postar um comentário