terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"Não acordei Cinderella", diz autora do blog "Garotas Estúpidas"

Aos 24 anos, Camila Coutinho mantém um blog visitado por 85 mil pessoas diariamente. Ao iG, ela fala sobre críticas e consumo


Foto: Bruno Zanardo/Fotoarena

"No começo eu ia ao SPFW clandestina. Ninguém me credenciava", conta a blogueira de moda

“Você está pronta para se assustar?”, perguntou Camila Coutinho à maquiadora antes de tirar os óculos escuros. Aos 24 anos, a recifense é abordada na rua por ser dona de um blog de moda e beleza que tem 85 mil acessos diários, foi recomendado pela revista "Vogue" francesa e concorre a um prêmio internacional. Mas mesmo assim entrou no salão de beleza Marcos Proença fazendo piada de si mesma porque, segundo ela, "você não pode se levar tão a sério", disse, recém-chegada à São Paulo.

Leia mais

Camila passou três dias na cidade para gravar dois programas de televisão e experimentar o vestido de noiva com que entrará na igreja no dia 17 de março. Mal desembarcou e já correu para o primeiro compromisso: cabelo e maquiagem para as gravações.

De rabo de cavalo, vestido floral soltinho e sapatilha Chanel, começou a fazer as sobrancelhas e a contar como estão os preparativos para a festa e a lua de mel: “reunião de convite, por exemplo, eu fiz pelo Skype. E aí fechamos a viagem, vamos para Florença, Roma e Barcelona. Na Itália eu conheço a Toscana, mas não conheço Roma, que deve ser um bafo!".

Acostumada com a exposição, a blogueira não tem muitos pudores para falar sobre a própria vida. “É só você ter bom senso para escolher o que vai dividir, mas quanto mais Big Brother, mais as pessoas gostam”, disse, com a experiência que adquiriu em seis anos de "Garotas Estúpidas".

Foto: Getty Images

A blogueira diz não gastar muito fazendo compras: "a gente ganha muita coisa"

Como tudo começou

Apesar do sucesso do blog, Camila nunca planejou muita coisa. “Comecei para brincar. Quando o blog estava com dois anos e dois mil acessos por dia, meu pai me falou para comprar um domínio e fazer um layout”, recordou.

“Eu era estudante de moda e trabalhava em uma fábrica de surf wear de Recife. Eu era estagiária, fui promovida, e com um anunciante o blog começou a pagar meu salário”, disse, “aí eu pedi demissão, porque me dava mais prazer fazer o blog".

Uma decisão um tanto arriscada em 2007, quando os blogs não eram tão profissionais quanto hoje, mas o "Garotas Estúpidas" continuou crescendo e Camila começou a ser abordada na rua. “A primeira pessoa que falou comigo foi uma brasileira em uma farmácia argentina. Ela estava olhando uma maquiagem no espelho e eu pedi licença, então ela disse: eu te conheço”, contou, ainda achando graça do título de celebridade.

Para Camila, que mal consegue circular pelos corredores do SPFW sem ficar rodeada de pessoas pedindo fotos, ainda é estranho ser reconhecida: “isso é bizarro! Mas eu fico feliz, porque aconteceu aos poucos, eu não acordei Cinderella", brinca.

Hoje a blogueira trabalha de casa, mantém uma equipe com fotógrafo, dois colunistas, um responsável pelas finanças e uma pessoa que cuida do departamento comercial, mas não revela o quanto lucra com o blog.

“Não tenho preocupação com quanto ganho com anúncios fixos porque varia bastante, mas já está em um momento em que o mínimo está super ok para o que eu preciso. Estou bem”, falou, explicando que os lucros não são lineares porque alguns contratos com anunciantes são trimestrais e outros semestrais.

Foto: Bruno Zanardo/Fotoarena

"Vivem falando que o meu joelho é gordo", ri Camila, que diz não se importar com as críticas

Camila diz que gasta pouco, “porque a gente ganha muita coisa”, mas já teve alguns ataques de consumismo, como uma viagem de última hora para a Itália e a Holanda e uma bolsa Chanel que ela precisou visitar cinco vezes na loja antes de se decidir pela aquisição.

Além dos poucos delírios de consumo e do reconhecimento, o crescimento do blog deu a Camila passe livre a eventos como o SPFW. “No começo eu ia clandestina. Ninguém me credenciava, então eu dava o meu jeito, pegava convite com um e com outro, pegava a câmera da minha irmã e fazia a cobertura que eu conseguia”, lembrou ela. Hoje Camila consegue credenciar uma equipe de cinco pessoas no evento.

Foto: Bruno Zanardo/Fotoarena

Para manter o sucesso do blog, Camila pretende transformá-lo em uma marca, com eventos e produtos

Os trolls

Como de praxe, o sucesso trouxe críticas. Com a disseminação dos blogs de moda, outras publicações nasceram para fazer piada com as blogueiras. “Eu leio esses blogs e acho legal quando a crítica é plausível, porque em todo lugar, toda profissão tem seus clichês”, revela.

Algumas leitoras também usam o espaço de comentários para atacá-la. “Vivem falando que o meu joelho é gordo. Uma vez viram o piso da minha casa em uma foto e disseram que eu devia vender minhas bolsas para trocar aquele piso, que era uma pobreza”, ri.

No entanto, Camila lida bem com os gongos: “ninguém tem a obrigação de me achar bonita, magra ou legal, as pessoas tem o direito de não gostar também”.

A blogueira tem autoconfiança, sucesso, reconhecimento... Mas será que dura para sempre ou a moda dos blogs de moda uma hora chegará ao fim? Quando questionada sobre o futuro, Camila pareceu despreocupada e, entre uma mecha de baby liss e outra, disse não se imaginar fazendo outra coisa. “Eu acho que os blogs não vão deixar de existir. Eles evoluem e as pessoas têm que acompanhar as coisas, agregar novidades. Mas não acho que essa janela vá fechar agora que as pessoas se acostumaram”, afirma a empreendedora.

Para acompanhar as mudanças da internet, Camila pretende transformar o "Garotas Estúpidas" em uma marca que engloba produtos, eventos e um repertório mais amplo do que o atual. Para ela, o blog já chegou em um estágio que permite esse crescimento. "Também, se eu não evoluísse em seis anos, né?", brincou, falando sério sobre os planos mas, ainda, sem se levar a sério.

Conheça: Garotas Estúpidas - http://www.garotasestupidas.com/

fonte:ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário