Doença foi descoberta na manhã deste sábado (29), após exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe. A doença foi descoberta na manhã deste sábado (29), após exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
"Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial", informa um boletim médico divulgado às 11h pela unidade de saúde.
Lula permanece no Sírio-Libanês descansando após os exames. Segundo a assessoria do hospital, ele deve deixar o local ainda neste sábado (29).
Em entrevista ao Portal G1, o médico Paulo Hoff disse que Lula estava apresentando rouquidão acima do normal, o que o levou a fazer os exames que detectaram o tumor. Segundo Hoff, o ex-presidente pediu que a doença fosse tratada "com transparência". Lula também preferiu que não fosse revelada a quantidade de sessões de quimioterapia pelas quais ele vai passar.
Na quinta-feira (27), o pernambucano de Garanhuns, cidade do Agreste, completou 66 anos. Foi o primeiro aniversário dele após deixar a Presidência da República.
» Leia o boletim completo:
"Boletim Médico
Sr. Luís Inácio Lula da Silva - 11h00
O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.
Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar
Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Clínico"
OUTROS CASOS NA POLÍTICA - Em abril de 2009, quando ainda era ministra da Casa Civil, a presidente Dilma Rousseff também teve um tumor. Ela passou por quimioterapia para tratar um linfoma, câncer no sistema linfático, de 2 centímetros localizado na axila esquerda. A doença foi descoberta no estágio inicial e, em setembro do mesmo ano, Dilma, que também foi assistida por médicos do Hospital Sírio-Libanês, estava curada.
Vice-presidente durante o mandato de Lula, José Alencar lutou contra um câncer de abdômen durante 13 ans. Neste período, ele passou por 17 cirurgias, tratamento com quimioterapia e um procedimento experimental nos Estados Unidos. Em março deste ano, ele foi vencido pela doença e morreu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.