Matéria publicada no Valor Econômico de hoje informa que a empresa vai anunciar a decisão em alguns dias. Procurada, direção não confirmou informação
Matéria publicada hoje pelo jornal Valor Econômico informa que a montadora alemã Volkswagen deverá anunciar em alguns dias a sua decisão de instalar uma nova fábrica no Estado de Pernambuco.Segundo o texto, o "governo de Pernambuco e a Volkswagen acertam os últimos detalhes para a instalação da primeira fábrica da montadora alemã na Região Nordeste".
O investimento seria de US$ 2 bilhões e será erguido no município do Cabo de Santo Agostinho. O local seria o mesmo que receberia a fábrica da Fiat, mas posteriormente foi confirmada em outra área no município de Goiana.
O Jornal do Commercio procurou a empresa, que não confirmou a informação. "
O JC vem acompanhando o assunto. No último dia 12 de outubro , a editoria de Economia publicou uma matéria dizendo que e a escolha do Estado que receberá uma nova fábrica da Volkswagen no Brasil será pautada pelos benefícios fiscais oferecidos pelos governos e pela cadeia de fornecedores existente nos locais. A afirmação foi dada em entrevista o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, que naquela semana havia jantado com o governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas.
A matéria também adiantava que o interesse da indústria é instalar uma planta de produção do novo veículo popular da empresa, o UP!, apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro.
No primeiro quesito, Pernambuco conta, desde 2008, com o Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo, que garante crédito presumido de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 95% para as empresas do setor. Além disso, as importações de equipamentos, máquinas e insumos também terão a cobrança do tributo adiada para o momento da venda do carro.
Já no segundo ponto da disputa, o Estado vive um desenvolvimento embrionário da cadeia, que virá a reboque do Complexo da Fiat de R$ 4 bilhões, a ser instalado em Goiana, na Mata Norte.
Nos últimos anos, a disputa para abrigar projetos industriais ou logísticos do setor automotivo tem sido um objetivo fixo do governo pernambucano. Antes de ser confirmado o investimento da Fiat, o Estado brigou por uma planta das chinesas Chery e JAC, apresentou suas potencialidades para a Hyundai, e foi cogitado como possível destino de uma unidade da BMW.
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