terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sessão de filmes para comemorar o Dia das Crianças no Imip

Segundo o diretor do Animage, Antônio Gutierrez, a ideia é estreitar os laços com o hospital filantrópico nas próximas edições do festival


Foto: Maira Gamarra/JC Imagem

Recuperação por meio da sétima arte. Essa foi a proposta dos organizadores da mostra de filmes de animação Animage, que ocorreu semana passada no Recife. Eles doaram 11 títulos infantis, nacionais e estrangeiros, para a brinquedoteca do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), nos Coelhos, área Central do Recife.

Antecipando as comemorações do Dia das Crianças, foi montada uma sessão especial com as crianças que estão hospitalizadas no Imip. Vindos dos mais variados pontos do mundo - Japão, Canadá, Lituânia, Letônia, Eslováquia, Argentina - as películas encantaram a garotada, que não perdeu nenhuma cena.

Para o superintendente geral da unidade de saúde, Gilliat Falbo, a arte tem um papel fundamental na recuperação dos pequenos. “Ambiente hospitalar já é tão difícil, um pouco de arte faz muito bem aos pacientes. Qualquer atitude que ajude a diminuir o sofrimento é bem-vinda”, destaca Falbo.

Segundo o diretor do Animage, Antônio Gutierrez, a ideia é estreitar os laços com o hospital filantrópico nas próximas edições do festival. “Nesse ano, o evento ocupou vários pontos da cidade, inclusive o teatro do Imip, por isso pensamos em exibir filmes para as crianças convalescentes”, explica o organizador, que planeja ainda realizar oficinas de técnicas de animação no futuro.

Internado há 14 dias no Imip, por problemas renais, Rodolfo Renan, 13 anos, assistia atento as exibições. Segundo a mãe do garoto, Lúcia Chagas, ele fica ansioso para ir a brinquedoteca nesses dias em que está internado. “É um alívio vê-lo brincando”, afirmou a mãe. Rodolfo vai fazer um exame, hoje, para saber se pode receber alta.

ESPAÇO - A Brinquedoteca do Imip é um espaço destinado para pacientes internados e seus acompanhantes. Criado em 2005, o espaço vive de colaborações. Quem quiser pode contribuir com livros, brinquedos, livros, roupas e materiais de higiene. De acordo com a terapeuta ocupacional e coordenadora da Brinquedoteca, Polianna Falcão, o objetivo do lugar é proporcionar bem-estar ao paciente internado e ao seu acompanhante, diminuindo o estresse, a ansiedade, os medos e as angústias causadas pelo ambiente hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário