Evento, promovido pelo CNJ, acontece entre 28 de novembro e 2 dezembro.
Na última edição, cerca de 14 mil pessoas foram atendidas no estado.
Os interessados em incluir processos judiciais na Semana Nacional de Conciliação têm até esta sexta-feira (14) para se dirigir ao fórum ou juizado onde está o processo e fazer o requerimento. No Recife, estão disponibilizando o serviço os juizados dos bairros do Rosarinho e Casa Amarela, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da Faculdade Integrada do Recife (FIR), diferentemente dos demais fóruns e juizados do estado.
A semana acontece entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, e é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na última edição, só em Pernambuco, cerca de 14 mil pessoas foram atendidas e a soma dos valores homologados durante os acordos foi de aproximadamente R$ 7 milhões. O objetivo é realizar o maior número possível de audiências no período.
Dívidas de condomínios, além de problemas relacionados a danos morais, extravio de bagagem, cancelamento de voos e compras via internet são alguns dos tipos de problemas que poderão ser resolvidos, ficando a cargo dos juizados especiais. Já as audiências relativas a crimes como desacato a autoridade, difamação e lesões corporais são responsabilidade dos juizados criminais.
De acordo com a vice-presidente do Comitê Estadual de Conciliação, Fernanda de Paula, o TJPE aderiu ao evento nacional porque entende que o meio mais adequado de administrar conflitos é a construção da solução pelas partes envolvidas. "Em um julgamento comum, o juiz dará uma sentença que fatalmente vai desagradar uma das partes, que irá recorrer, prolongando o conflito", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário