quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cartórios de PE abrem no feriado para recadastramento biométrico

Iniciativa acontece nos cartórios eleitorais de seis municípios do Agreste.
Em Caruaru, mais de 100 mil eleitores não cadastraram impressão digital.

Cartórios fazem cadastramento biométrico  (Alvinho Duarte/Fotoarena/Agência O Globo)

Os cartórios eleitorais de Caruaru, no Agreste pernambucano, estão funcionando nesta quarta-feira (12), em pleno feriado de Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é para atrair quem, até agora, não fez o recadastramento biométrico - o que significa 65% do total de 196.486 eleitores do município.

De acordo com o Fórum Eleitoral de Caruaru, houve um aumento no número de funcionários para atender os eleitores. O horário de atendimento também foi ampliado, e vai das 8h às 16h. Para fazer o cadastramento é necessário levar a carteira de identidade e um comprovante de residência, com a data de até três meses antes do dia 28 de março, início do cadastramento eleitoral.

As mulheres casadas devem levar a certidão de casamento para confirmar a mudança do nome. E os rapazes acima de 18 anos também devem ter em mãos a Certidão de Alistamento Militar (CAM). Quem não fizer o recadastramento até o dia 19 de dezembro não poderá votar nas próximas eleições.

"Essa preocupação diz respeito à questão do tempo, por isso que estamos abrindo o Fórum durante o feriado nacional. Nós temos até 19 de dezembro para atender o eleitor aqui em Caruaru. Se ele não fizer esse recadastramento, a inscrição dele na Justiça Eleitoral é cancelada. Então ele fica impedido de votar, de prestar concurso público e fazer certos negócios que só podem ser feitos com o título", explica o juiz eleitoral José Arnaldo Vasconcelos.

Além dos moradores de Caruaru, também devem fazer o recadastramento biométrico as pessoas que votam nas cidades pernambucanas de Sanharó, Catende, Macaparana, Vicência e Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário