quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Artistas plásticos mostram religiosidade em suas artes no Museu do Estado

                       
 
Os artistas plásticos, Ana Lisboa, Luciano Pinheiro, Renato do Valle e Montez Magno, estarão expondo no Museu do Estado de Pernambuco,com abertura na quinta-feira (30/08). A exposição é fruto de um trabalho de mestrado de Ana Lisboa em cima da arte dos artistas que evoca a religiosidade tendo a Arte como Prece. A exposição fica em cartaz até 30 de setembro.
 
 O livro também será lançado, mas só no dia 26 de setembro. A importância dos dois eventos caminharem juntos está na possibilidade do leitor vivenciar de perto as obras dos artistas pesquisados e poder intensificar suas percepções in-loco dos trabalhos, contribuindo na compreensão quando seguir caminhando na leitura de “ARTE COMO PRECE”
A exposição que tem como tema “Interseção: Arte & Religiosidade” é  uma oportunidade para o público entender como esses artistas de produção tão distintas se apóiam na religiosidade sem rótulos para transferirem à arte os seus sentimentos e entendimentos do mundo.
 
A exposição que teve sua concepção a partir do livro “Arte como Prece” de Ana Lisboa- a religiosidade no trabalho  dos quatro artistas pernambucanos, financiado com recursos do Funcultura 2011, traz textos abertos a relação pessoal dos artistas no exercício individual da religião. Para Ana Lisboa.“Tudo que se faz com amor, a partir daquilo que recebemos na vida (nossas facilidades) é uma forma de oração”.
 
O livro trata de um misto de desabafo, autoanálise e discussão sobre religião de cada um dos quatro. A religiosidade debatida no livro é a que Ana Lisboa sintetiza como “uma espiritualidade caleidoscópica, fluida, uma permanente bricolage, na qual as dúvidas e questionamentos refletem a angústia existencial dos indivíduos”. Essa seria ainda uma “‘cultura religiosa errante’, porosa, performática, festiva, efêmera, sem rígidos marcos doutrinários, carente de princípios teológicos que desterritorializam o sagrado”.
 
A prece é presente na produção dos artistas. Montez Magno  mostra  nos seus trabalhos plásticos e nas poesias e pinturas a acentuação do silêncio e o vazio, contendo energia cósmica; nos desenhos dos ex-votos de Renato Valle,  apelos de compaixão humana; na obra intitulada “O Altar”, de Luciano Pinheiro  tem “objetivo de meditação e oração, num contexto referente ao culto,exorcizando a violência, e Ana Lisboa  nos 27 oratórios que fez em tributo ao seu  irmão, contendo preces escritas
Para Renato Valle, a religião aparece na arte contemporânea quando o artista tem esse sentimento religioso. “Vai aparecer de forma muito subjetiva ou de forma objetiva ”. O artista acredita que a pessoa religiosa demonstra este sentimento em todas as suas ações. “Eu vejo a arte como “um meio de expressão”, de ampliação de diálogos. O trabalho reflete o tempo e todas essas coisas que a gente levanta, que a gente pensa, que a gente sente. Então, eu vejo o trabalho como uma forma de aumentar essa discussão até para quem não está nos vendo”.
 
Luciano Pinheiro teve uma formação religiosa rígida e precisou esquecer tudo para construir a maneira como hoje exerce sua espiritualidade ou religiosidade. Embora confesse uma certa dificuldade em falar sobre a presença da religião em suas realizações plásticas, ele percebe, em muitos trabalhos, esse sentimento, essa religiosidade, na iconografia, na necessidade de expurgar sentimentos para se tornar melhor para o mundo. Alguns de seus trabalhos utilizam a simbologia religiosa. Considera a religiosidade algo essencial em sua vida.
 
Luciano Pinheiro, Montez Magno e Renato Valle foram os artistas plásticos selecionados por Ana Lisboa para o seu mestrado, pelo envolvimento do processo de construção artística com o campo de estudo o qual já vinha realizando em sua pesquisa plástica de atelier.
Luciano Pinheiro é desenhista, pintor e gravador, além de arquiteto, nascido no Recife. Foi um dos fundadores, em 1977, da Oficina Guaianases de Gravura, em Olinda. Ganhador de vários prêmios.
 
Montez Magno é poeta, pintor, escultor, desenhista, tradutor, artista multimídia, nascido em Timbaúba – PE,a mas  vive no Recife. Em 2000, realizou exposição no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) e, em 2006, no Museu do Estado de Pernambuco. Alguns de seus trabalhos sugerem o tema religiosidade.
 
Renato Valle , trabalha desde 1984, com o tema Ex-Voto, que deu origem  ao Projeto Cristos Anônimos. A reflexão sobre a religião, a religiosidade e o simbolismo da cruz é recorrente em sua produção plástica. Realiza desenho e pintura em escalas diferentes, aproxima-se de imagens de Cristo nos diversos momentos da história da humanidade e faz uma colagem, com a intenção de formar uma cruz com esses desenhos.
 
Ana Lisboa, é artista plástica, já participou de várias exposições coletivas e individuais. É professora de Artes na Universidade Federal de Pernambuco.
 
 
Serviço:
Exposição dos artistas : Ana Lisboa, Renato Valle,Luciano Pinheiro e Montez Magno
Local: Museu do Estado de Pernambuco -Av. Rui Barbosa 960-Graças
Abertura: 19h
Data: 30/08 até 30/09
Horários: de 3ª a 6ª feira (09h 00 às 17h00), sábados e domingos(14h00às 17h00)

Nenhum comentário:

Postar um comentário