terça-feira, 21 de agosto de 2012

O talento de Yane é herança do pai



 


O sucesso na vida não acontece por acaso, não cai do céu como uma dádiva. Há de se ter um dom, coisa que não se faz, mas se recebe dos deuses. Muitas vezes é comum encontrar em livros de autoajuda frases tipo “você está destinado ao sucesso”. Não vá nessa! Isso é mentira. O querer nada pode sem o dom da vida.
Yane Marques, a pequenina gigante medalha de bronze do pentatlo moderno em Londres, é uma deusa. Tem o dom da vida. Não chegou ao pódio entre as três melhores do mundo por acidente.
É uma obstinada, cuja trajetória bem-sucedida se reflete na coragem e na garra sertaneja. É evidente que em algum momento, diante de tanta adversidade, Yane já pensou em desistir.
Até por falta de apoios, que lhe faltaram até então. E, incrivelmente, continuam sem aparecer. Mas repentinamente o vento virou e encheu as velas dela. É preciso estar atento à direção do vento.
O vento de Yane sopra do Sertão. Seu avô, popularizado em Afogados da Ingazeira, minha (e dela também) terra natal, de Coió, é meu tio, irmão do meu pai Gastão. É um matuto ousado e bem-sucedido, mas que penou para ser gente na vida.
Foi retirante de uma seca braba nos anos 50, trocando Afogados por Bom Conselho, onde havia notícias de que ali chovia e prosperava, diferente do Sertão esturricado, de vidas secas e légua tirana.
Mas não foi nenhuma Canaã, a terra prometida. Coió, papai e mais cinco irmãos, um deles morando hoje em São Paulo e com um nome sugestivo de Cheiroso - porque tomava banho de perfume para chamar a atenção das namoradas - fizeram o caminho de volta logo em seguida em lombo de cavalo. Mas nunca desistiram.
E deixaram uma lição nobre para Yane: a de que não se deve fazer um deus do seu sucesso. Olhando para Yane celebrada no mundo inteiro, fazendo nossa terrinha seca do Pajeú ser projetada na mídia, lembrei-me de Eliot: “Numa terra de fugitivos aquele que anda na direção contrária parece estar fugindo”.
A direção contrária de Yane foi desobedecer ao princípio básico da educação sertaneja, de que para ser gente na vida, seria se debruçar sobre os livros, ser médico ou advogado. O vento de Yane provou que é possível ser gente também nos esportes.
Deixei para escrever sobre Yane depois de passar a euforia da sua conquista londrina. Primo segundo dela, muita gente me cumprimenta pelo seu sucesso sem saber do nosso parentesco. Esta semana, depois dela brilhar no Esporte Espetacular, recebi uma ligação de uma amiga de Brasília feliz por ela estar projetando minha terra.
Desculpa recorrer ao lugar comum, mas vale: filho de peixe, peixinho é. Gorete, minha prima legítima, mãe de Yane, nunca se encantou por esportes, mas Wanderley Galdino, o pai, foi um craque no futebol. Armador nato, artilheiro talentoso, tinha porte e qualidades para jogar em qualquer time profissional da capital.
Era, igualmente, brilhante em futebol de salão e também no vôlei. Yane é, portanto, carne, sangue e alma o retrato fiel do pai. Que era, também, um talentoso radialista.
Garoto em Afogados da Ingazeira, fui fã de carteirinha dos programas de Wanderley na Rádio Pajeú, onde foi discípulo de Waldecy Menezes, ícone da radiofonia pernambucana sem nunca largar as origens.
Fernando Pessoa dizia que escrevia para lutar contra o tempo. Na sua visão, a escritura e a leitura fazem o passado acontecer de novo. Por isso, estou descrevendo a família de Yane. Escrevo o meu passado, que é igual ao da sua família, para que o tempo não nos roube.
E para que amanhã não possamos repetir Fernando Pessoa: “O tempo passa. Não nos diz nada. Envelhecemos. Não se resiste ao deus atroz que os próprios filhos devoram sempre”. O tempo é uma máquina, faz o vivido desaparecer no esquecimento.
Do sertão para o mundo, Yane nos deu alegria e felicidade. Com o seu brilho, o nosso Sertão ficou mais leve e luminoso. Torcemos para que ela seja a luz de uma alegria que não se apaga, uma chama quase que eterna.
fonte:BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário