domingo, 4 de março de 2012

Plano de recuperação judicial da Frevo não agrada Celpe, um dos grandes credores

Celpe e a Milênio MC Factoring Comercial, outra credora, classificaram como ?absurdo? plano de deságio de 90% nas dívidas

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Milênio MC Factoring Comercial classificaram como “absurdo” e contestaram o plano de recuperação judicial apresentado pela Frevo Brasil Indústria de Bebidas. Os dois credores poderão polemizar a assembleia geral marcada para a próxima terça-feira pelo juiz titular da 26ª Vara Cível, Damião Severino de Sousa. A Lei de Recuperação e Falências prevê a realização da assembleia no caso de haver objeção de qualquer credor ao plano. O encontro está marcado no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, a partir das 14h.

A Celpe e a Milênio apresentaram objeção ao plano da Frevo em janeiro deste ano, depois de publicação da lista de credores no Diário de Justiça em dezembro de 2011. A companhia energética definiu o plano como “um verdadeiro perdão da dívida”. Isso porque o documento sugere um deságio de 90% sobre o valor do débito dos credores quirografários com valores acima de R$ 500 mil. A dívida da Frevo com a Celpe é de R$ 3,5 milhões. O saldo restante seria quitado em 120 parcelas mensais, com pagamento a partir de março de 2015, sem incidência de qualquer encargo.

A querela entre a Celpe e a Frevo vem desde o ano passado, quando a companhia suspendeu o fornecimento de energia para a indústria. Na ocasião, estava cobrando um débito de R$ 735,1 mil que já havia sido negociado e parcelado. Quando aceitou o pedido de recuperação judicial da Frevo, a Justiça determinou, em decisão liminar, que a Celpe não voltasse a suspender o fornecimento de energia elétrica sob pena de pagar uma multa diária de R$ 10 mil.

O administrador judicial do processo da Frevo, o advogado Silvio Rolim, explica que a Celpe e a Milênio (ou qualquer outro credor) podem pedir que as condições do plano sejam alteradas. A solicitação será submetida à votação na assembleia. Com peso de voto equivalente ao valor de seus créditos, as empresas terão que acatar a decisão da maioria.
Com crédito de R$ 197 mil para receber, a Milênio também considerou como absurdo o plano de recuperação da indústria de bebidas. No caso dos credores quirografários com valores entre R$ 100 mil e R$ 500 mil a receber, o plano propõe um desconto de 70% no valor nominal da dívida. O saldo restante também seria parcelado em 120 meses, sem encargos, com início do pagamento previsto para março de 2015.

O advogado da Frevo, Rodrigo Beltrão, do escritório Matos, Paurá & Beltrão, diz que a tendência nos processos de recuperação é de os credores aceitarem as condições para garantir a manutenção da atividade da empresa e evitar a falência. “Também estamos falando em credores (em sua maioria) com dívidas antigas, que não vão querer fazer grandes contestações e atrapalhar o processo”, aposta.
A dívida total da Frevo está calculada em R$ 168,7 milhões. O débito com os 183 ex-funcionários é de R$ 3,5 milhões. Com os credores com garantia real é de R$ 32 milhões e com os quirografários (fornecedores e prestadores de serviço) é de R$ 129,1 milhões.

Um comentário:

  1. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman atualmente em Oklahoma EUA. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês sobre como consegui um empréstimo de US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando perdi minha casa e meus pertences devido ao saque bancário que levei para compensar algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então, fiquei tão desesperada e comecei a procurar fundos de qualquer maneira. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de empréstimos, fiquei interessada, embora estivesse com medo de ser enganada, fui compelida pela minha situação e não tive escolha senão procurar aconselhamento do meu amigo sobre essa mesma empresa entrar em contato com eles realmente me fez duvidar devido à minha experiência anterior com credores on-line, mal conhecia essa empresa '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido de grande ajuda para mim e para alguns dos meus colegas e hoje sou uma O orgulhoso proprietário de negócios e responsabilidades bem organizados é bem tratado, graças a esta empresa de empréstimos por colocar o sorriso no meu rosto novamente. Então, se você realmente precisa de um empréstimo para expandir ou iniciar seu próprio negócio ou em qualquer forma de dificuldade financeira, eu recomendo que você dê hoje à elegantloanfirm a oportunidade de elevação financeira do seu negócio hoje ... entre em contato através do. .. {Email:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... não é vítima de fraude on-line em nome da obtenção de um empréstimo. obrigado

    ResponderExcluir