sábado, 16 de julho de 2011

Milhares de flores para Nossa Senhora do Carmo

Expectativa dos carmelitas é de que mais de 250 mil fiéis sigam o tradicional ritual de encerramento da festa


Foto: Marcos Michael/JC Imagem

Enfeitado por 25 mil flores amarelas e brancas e pedraria dourada, o andor de Nossa Senhora do Carmo sai neste sábado, feriado em reverência à padroeira, em procissão pelas ruas do Centro do Recife. A imagem peregrina da Virgem virá dentro de um relicário em forma de auréola, sustentado por um arcanjo adorador. Dois pajens farão a guarda do andor, trajando vestimenta inspirada no século 18 e segurando o escudo da Ordem Carmelita e o símbolo da cidade do Recife.

Há 30 anos, quem confecciona o andor da festa do Carmo é o artista plástico Carlos Ivan. Para esta edição, ele escolheu o tema Um Relicário de fé exalta a bela e secular cidade do Recife para sua criação. Segundo Ivan, passar a mensagem de fé para o maior número de pessoas é a principal motivação para planejar o andor. “A igreja precisa alcançar o público. Não adianta escolher um tema que faça referências distantes do dia a dia dos recifenses”, conta.

A expectativa dos carmelitas é de que mais de 250 mil fiéis sigam o tradicional ritual de encerramento da festa em homenagem à padroeira da cidade. Já no início da manhã, o público poderá chegar perto do carro-andor adornado para transportar a Virgem e participar das missas que começam a partir das 4h. O tradicional cortejo está previsto para iniciar às 16h30.

A programação conta com celebrações que seguem até as 13h30 na Basílica do Carmo e no claustro. De acordo com o frei Rosivaldo Torres, reitor da basílica, a festa de Nossa Senhora do Carmo representa o resgate de uma relação filiar de proteção e de reconhecimento da padroeira que cuida do seu povo. “O dia vai ser de muita reza voltada à Nossa Senhora, que é um modelo para nós, católicos, porque ela ouviu a palavra de Deus e gerou Jesus Cristo com a aceitação.”

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebra a missa campal, prevista para começar às 15h. A festa é encerrada com a Bênção do Santíssimo Sacramento, depois da procissão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário