terça-feira, 26 de julho de 2011

PT estadual vive momento de especulação

Crescem rumores de que o ex-prefeito e deputado federal João Paulo pode deixar o partido


Em função do clima de acirramento político entre o prefeito João da Costa e o ex-prefeito e deputado federal João Paulo, que não foi amenizado apesar dos apelos feitos pelo ex-presidente Lula em sua passagem pelo Estado, na semana passada, crescem as especulações em torno de um possível desligamento de João Paulo do PT. A temperatura atingiu um grau tão elevado ontem que o ex-prefeito chegou a conversar, por telefone, com o presidente regional da legenda, o deputado federal Pedro Eugênio, sobre o assunto. João Paulo negou que esteja se preparando para sair do PT para se lançar candidato a prefeito em 2012. Atualmente, o candidato “natural” do PT é João da Costa, que pode se reeleger.

Oficialmente, João Paulo nega qualquer movimentação, ressaltando que pretende permanecer na Câmara dos Deputados. Nos bastidores, comenta-se que o ex-prefeito poderia desembarcar no PSB. Essa possibilidade teria sido tratada em duas ocasiões. Em uma reunião que ocorreu, semana passada, entre o ex-prefeito e a deputada federal Ana Arraes, mãe do governador Eduardo Campos (PSB), e em um encontro reservado mantido, quinta-feira (21), entre Lula e Eduardo. João Paulo e o governador descartaram.

O fato é que o PT segue dividido. A postulação de João da Costa não é consensual por conta da imagem negativa da gestão. No PT, hoje, existem três grupos: os que acreditam em uma reabilitação do prefeito; os que apoiam João da Costa mas duvidam desse reabilitação junto à opinião pública; e os que estão descontentes e preferem lançar outro nome. Alguns petistas falaram em reserva que estavam recebendo ligações do presidente da executiva do PT no Recife, Oscar Barreto, que pedia para eles assinarem um manifesto em prol de João da Costa. Pessoas próximas de João Paulo teriam sido sondadas.

O documento em defesa da reeleição do prefeito seria levado ao encontro do diretório nacional do PT, marcado para agosto, no Rio, quando os petistas irão traçar as estratégias para 2012. Contudo, Oscar Barreto disse ao JC que não está coordenando nenhum movimento nesse sentido, mesmo apoiando João da Costa. Enquanto as especulações sobre a saída de João Paulo cresciam, o prefeito cumpria a sua agenda administrativa. Ontem, tomou café da manhã com os motoristas da prefeitura que comemoravam o Dia de São Cristovão, padroeiro da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário