Documentários Poetas e Prosadores Pernambucanos terá exibição em TV
A série de documentários Poetas e Prosadores Pernambucanos terá exibição inédita em TV aberta a partir do próximo domingo (24), às 19h30, na TV Universitária. A emissora inaugura, nessa data, um novo espaço denominado Faixa Independente, para exibição de conteúdos realizados por produtores independentes. Segundo o diretor de programação Luiz Lourenço, Poetas e Prosadores Pernambucanos consta de seis documentários, cada um sobre a obra de um escritor pernambucano ou radicado no estado: Mundo Raimundo (Raimundo Carrero), A Luz de uma Mulher (Luzilá Gonçalves Ferreira), Bandeira de Ronaldo (Ronaldo Correia de Brito), Jornada de Sarmento (Lourdes Sarmento), Liêdo do Povo (Liêdo Maranhão).O documentário “Mudo Raimundo”, com Raimundo Carrero, foi escolhido para a estréia.
Documentários que integram a série já foram exibidos no cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Festival de Inverno de Garanhuns, no Cine Fliporto, no Conselho Estadual de Cultura, na Livraria Cultura, em Fortaleza, Salgueiro e Aliança. “Agora é a vez do grande público ver de perto o resultado do nosso trabalho e principalmente ter a oportunidade de mergulhar no universo encantador e envolvente de alguns dos nossos mais importantes escritores”, revela Valdir Oliveira, autor e diretor da série. Para ele, "a literatura precisa ter mais visibilidade, não apenas entre os que consomem livros, mas também entre os que consomem cinema, televisão e outras formas de manifestação artística. O conceito trabalhado foi o da expressão do pensamento pelo próprio autor, em torno dos aspectos que contextualizam suas obras”.
Em 2008, a equipe de produção viajou cerca de três mil quilômetros pelas cidades de Salgueiro, Taquaritinga, Aliança, Garanhuns, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Recife. Entre as locações escolhidas para a gravação das cenas, estão as casas dos autores, o Mercado de São José, o Poço da Panela, o Rio Capibaribe, Calhetas, além de ambientes rurais e urbanos das cidades do interior. Em alguns momentos, os autores leem ou recitam trechos de suas obras. Em outros, seus textos são interpretados pelos atores Adriano Cabral, Arílson Lopes, Marília Mendes, Renata Phaelante e Valdir Oliveira.
A trilha sonora original foi composta por Henrique Macedo especialmente para a série. Músicos convidados executam as músicas em instrumentos como violino, violão, sax, flauta, sanfona e piano. Toda a composição foi inspirada e reproduz aspectos do trabalho de cada um dos escritores.
Fazem parte da equipe de Poetas e Prosadores Pernambucanos, além de Valdir Oliveira, Alba Azevedo, diretora de produção, Ilana Oliveira, produtora, Maria Pessoa, diretora de fotografia, Henrique Macedo, produtor musical e Rafael Sagátio, editor.
O projeto foi inscrito no segmento de literatura do edital de cultura (Funcutura), através da Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe).
OUTROS PROJETOS - A Faixa Independente da TVU terá 30 minutos de duração, sempre aos domingos, no horário das 19h30 às 20 horas. Além de Poetas e Prosadores Pernambucanos, a série Releitura, dirigida por Hana Godoi, traz 12 programas também sobre literatura. Olaria Cultural consta de cinco programas sobre “patrimônios vivos de Pernambuco”, realizados também por Hana Godoy e Márcia Mansur.
Já o Rodízio Cultural reúne quatro programas produzidos por alunos de Comunicação Social da UFPE. Para o diretor de programação da TV Universitária, Luiz Lourenço, trata-se de uma janela para a produção independente. “Esse é um papel de grande importância para a emissora, em sintonia com a política nacional de TV pública, preocupada em dar espaço aos diversos olhares sobre a cultura local.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário