sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Parque Maximiano Accioly Campos


Parque Maximiano Accioly Campos

Os irmãos Eduardo Campos, governador de Pernambuco, e Antônio Campos, curador da Fliporto e presidente do IMC, prestigiaram a inauguração (21/12) da primeira etapa do Parque que homenageia o pai, Maximiano Accioly Campos, patrono do Instituto Maximiano Campos, advogado e escritor, que integrou o grupo literário Geração 65, foi secretário de Turismo, Cultura e Esportes e superintendente do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco. Poeta, ficcionista e cronista, faleceu em 2008.
O governador Eduardo Campos esteve acompanhado da primeira-dama, Renata Campos, dos filhos João, Pedro, Maria Eduarda e José. Emocionado, Eduardo agradeceu o “gesto” do prefeito João da Costa e assegurou que ele ficará “gravado no coração, lugar onde guardamos boas lembranças”. “Esse recanto belo da cidade com certeza tem muito haver com a existência, a vida e a cabeça do meu pai, um homem ligado ao campo que rompeu as amarras por causa das injustiças que via naquele tempo, que abraçou com outros estudantes a causa das mudanças, o sonho de transformar essa cidade e embalou, a contragosto dos seus, as campanhas de Pelópidas e Arraes nos idos de 50 e 62, confrontando os valores da própria família", relembrou Eduardo .O governador também elogiou o “esforço” e “compromisso” do prefeito em “legar à população do Recife espaços de convivência onde as pessoas possam viver conviver com mais intensidade, além de desfrutar de mais qualidade de vida”, parabenizou. Também emocionado, o prefeito João da Costa justificou a escolha do nome do escritor para o parque.
“Maximiano é um daqueles escritores e cidadãos que se identifica com a forma de ser de quem ama e vive o Recife”, disse João da Costa ao destacar a importância das pessoas que conseguem “falar com sua arte sobre a vida de algo que a gente não consegue enxergar”. O prefeito também emocionou a família Campos e todos os presentes ao recitar o poema “O filho”, do escritor.
Ouça o poema "O Filho" na voz de Antônio Campos:



O Parque

O equipamento de lazer teve um custo de R$ 5.935.850,24 e faz parte do Programa "Capibaribe Melhor". Com 11.500 m², a área é a mais expressiva do Parque, tanto pelos equipamentos que oferece, como pela privilegiada localização e dimensões. As características mais marcantes da paisagem, relacionadas à arquitetura do lugar e às suas condições geográficas, dão um toque especial à área de lazer, que possui ainda: terraço voltado para o açude, pista de cooper brinquedos infantis, academia ao ar livre, espaço para eventos (anfiteatro natural com espaço arborizado), bancos, quiosques com áreas de estar voltadas para o rio, além de estacionamento com capacidade para 46 carros e 2 ônibus.
Pavilhão Casa Grande - Localizado no eixo diagonal em direção ao Sítio histórico, o Pavilhão Casa Grande se configura como a grande escultura do Parque, com um pergolado em aço que abriga quiosques e áreas de convivência, com vistas privilegiadas para o rio e para o espaço de eventos. O seu desenho tomou como referência a tipologia das casas grandes dos velhos engenhos, com seus avarandados sombreados, sua modulação, escala e beleza plástica, tão bem explorado na obra Casa Grande e Senzala, homenageando-se assim, o mais ilustre dos moradores de Apipucos, o escritor Gilberto Freyre.
fonte:site fliporto

Nenhum comentário:

Postar um comentário