quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Apesar da proibição do TJPE, passeata dos policias civis será realizada no Recife



756bcea2f7551728cca12fb53078e88c.jpg
Policiais grevistas em frente à sede do Instituto de Criminalística, na Avenida Agamenon Magalhães
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem

Do NE10 Apesar da solicitação do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e da proibição do protesto pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), os policiais civis de Pernambuco não desistiram da passeata que será realizada na tarde desta quarta (01), às 15h30, seguida de assembleia. A categoria deve sair da sede do Instituto de Criminalística, na Boa Vistam seguir pela rua Odorico Mendes e Estrada de Belém, com destino a sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, em Olinda.

Para o presidente do sindicato que representa a categoria (o Sinpol), Cláudio Marinho, a manifestação não pode ser cancelada, já que foi acertada em assembleia. "Essa passeata foi combinada em assembleia, realizada na semana passada. Foi uma resolução coletiva, da categoria", explica.

Em nota, o TJPE explica que o desembargador Silvio de Arruda Beltrão, responsável pela decisão que tornou a greve ilegal na semana passada e proibiu a manifestação dos grevistas desta quarta-feira, aceitou conversar com os grevistas nesta quinta (02), com a condição de os grevistas não realizarem o protesto. Confira a nota abaixo:

"O juiz disse não abrir mão da proibição de que os grevistas façam a passeata de hoje (01/08), mas aceitou conversar com eles e o arcebispo amanhã, (02/08), às 10h, na sede do bispado. O desembargador exige, no entanto, que os grevistas não façam a passeata que ele proibiu, o que seria uma segunda desobediência à Justiça".

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, também emitiu nota da rede social Facebook, solicitando o cancelamanto do protesto, temendo o confronto entre os policiais civis e militares. Confira parte da nota abaixo:

"Preocupado com um iminente confronto estre as policias Civil e Militar, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, pediu que os agentes civis desistissem da passeata prevista para esta quarta-feira, 1º, na Zona Norte da cidade. O religioso também propôs uma reunião com o sindicato e representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A ação do arcebispo aconteceu logo depois que ele ficou sabendo da manifestação dos grevistas e da ordem do desembargador Silvio Arruda Beltrão que solicitou à “PM que disponibilizasse a força necessária para impedir a passeata”. “Falei por telefone com o presidente do Sinpol, Cláudio Marinho, sobre a proposta de resolvermos essa situação amanhã, em uma reunião na Cúria. Ele disse que ia discutir a ideia com os outros policiais. Espero que eles aceitem”, disse dom Saburido."

Nenhum comentário:

Postar um comentário