quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ação de reintegração de posse retira 25 famílias de galpão da prefeitura na Avenida Norte


Apesar do clima de revolta no local, retirada foi feita de forma pacífica



Vinte e cinco famílias foram retiradas de um galpão da Prefeitura do Recife em uma ação de reintegração de posse na manhã desta quinta-feira (15). O imóvel fica localizado na Avenida Norte, próximo à Paróquia de São Sebastião, no bairro de Santo Amaro. Apesar do clima de revolta no local, com pessoas xingando a ação, as famílias não reagiram e a retirada, que teve início por volta das 9h, foi feita de forma pacífica.

Uma das moradoras, Suelen Ribeiro, de 18 anos, chegou a afirmar que era grande o número de mulheres e crianças no local e que os agentes da Empresa de Urbanização do Recife (URB), que fizeram a desocupação, teriam chegado de forma abrupta, desligando a energia e mandando todo mundo sair imediatamente, mas a presença de nove policiais militares e de um ônibus do Batalhão de Choque fez com que os moradores se sentissem intimidados e não reagissem.

O advogado da URB, José Carlos Robalinho, informou que o órgão negociava com os moradores há cerca de oito meses para que saíssem do galpão antes que o prazo expirasse, mas as partes não chegaram a um acordo. De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o local foi ocupado há um ano e os moradores foram pegos de surpresa com a ação.

Os pertences recolhidos pelos moradores foram colocados em caminhões da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e transportados, em companhia dos proprietários, para casas de familiares, parentes e amigos. Uma única família, no entanto, que não tem para onde ir, receberá ajuda do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de População de Rua e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santo Amaro.

Para o coordenador estadual do MTST, Jaílson Serafim, esta ação fere os direitos humanos, e "terá troco e a reação vai ser brava, porque a Prefeitura acha que o povo não tem força, mas eles vão mostrar que têm".

Nenhum comentário:

Postar um comentário