segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bancários entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça (27)

Principal impasse nas negociações com os bancos foi o percentual de reajuste: os trabalhadores pediram 12,8%, enquanto os patrões ofereceram 8%



A partir desta terça-feira (27), os bancários entram em greve nacional por tempo indeterminado. Em Pernambuco, uma assembleia na noite desta segunda (26), na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco (Sindbancários-PE), na Boa Vista, área central do Recife, contou com a participação de mais de 300 funcionários, que aprovaram a paralisação. O principal impasse nas negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi o percentual de reajuste: os trabalhadores pediram 12,8% (que representa aumento real de 5%), enquanto os patrões ofereceram 8% (aumento real de 0,2%).

"Vamos aproveitar a greve para dialogar com a população. Queremos um sistema financeiro mais inclusivo, que contrate mais funcionários e, assim, respeite os consumidores", disse a presidente do Sindbancários-PE, Jaqueline Mello.

De acordo com ela, nos próximos dois dias, o sindicato vai mobilizar os trabalhadores para cruzarem os braços e consolidar a greve. No primeiro dia de paralisação, o alvo das ações será o centro do Recife, em avenidas como a Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto, onde há uma grande concentração de agências. Já na quinta-feira (29), haverá uma passeata, em local ainda não divulgado.

Outras reivindicações da categoria são Participação nos Lucro e Resultados (PRL) de três salários mínimos mais R$ 4.500, piso salarial equivalente ao salário mínimo sugerido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), plano de cargos e salários para todos os trabalhadores, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral e segurança contra assaltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário