quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Estudantes da UFPE fazem protesto nesta quinta

Ato público foi provocado pelos quatro suicídios ocorridos este ano


Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deverão realizar um ato público esta quinta (29), às 14h, em frente à Reitoria. O motivo do protesto, segundo os alunos, seria a “falta de atenção da instituição” em relação aos sucessivos casos de suicídio. Somente este ano, quatro casos foram contabilizados, um deles na quarta (28) à tarde. Todos ocorreram no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

A universidade alega que, recentemente, providências foram tomadas para evitar que novos casos fossem registrados. “Gradeamos as varandas de todos os andares da parte traseira do CFCH”, explicou o diretor de segurança institucional da UFPE, Armando Nascimento.

De acordo com o diretor, a estudante que suicidou-se quarta pulou de uma janela lateral. Por isso, levantamentos serão realizados, a fim de que se encontrem soluções para garantir segurança no prédio. “Deveremos concluir esses estudos e apresentar à prefeitura da universidade até a próxima terça-feira”, garantiu, ressaltando que o edifício não pode ficar completamente fechado.

“É uma orientação do Corpo de Bombeiros pois, em casos de emergência, fica mais difícil sair do local”, salientou. Depois de concluído o estudo, a UFPE deverá abrir uma licitação para contratar a empresa que realizará o serviço.

A aluna que suicidou-se quarta cursava Ciências Sociais. O caso comoveu estudantes que, em seguida, começaram a se manifestar pelas redes sociais, como Twitter e Facebook.

De acordo com relatos publicados na internet, o corpo da jovem teria caído ao lado de outras estudantes que estavam do lado de fora do Centro de Educação, aguardando o início de uma aula.

Ainda quarta, alunos da universidade organizaram um ato: eles deram as mãos, acenderam velas ao redor do CFCH, promoveram um minuto de silêncio e uma salva de palmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário