segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Em Paris, Lula sela reaproximação com Sarkozy

Quebrando o protocolo, o francês recebeu Lula na porta do palácio, cercado de membros da Guarda Republicana - duas honras reservadas aos chefe de Estado


Foto: Lionel Bonaventura/AFP

A passagem de Luiz Inácio Lula da Silva por Paris marca a reaproximação com o presidente da França, Nicolas Sarkozy. Eles se reencontraram nesta segunda-feira (26) com pompas e elogios no Palácio do Eliseu. Quebrando o protocolo, o francês recebeu Lula na porta do palácio, cercado de membros da Guarda Republicana - duas honras reservadas aos chefe de Estado.

O francês não falou à imprensa. Já Lula verbalizou sua satisfação: "Foi muito bom. Foi muita gentileza dele me receber" disse o brasileiro sobre o encontro. "Na verdade, eu não tive uma relação de chefe de Estado com as pessoas; eu construí uma relação entre amigos."

O encontro com Sarkozy se estendeu por cerca de 40 minutos. Na reunião, o presidente da França convidou o brasileiro a abrir uma reunião sobre desenvolvimento, que será realizada com a participação de organizações não-governamentais e instituições educativas em 21 de outubro, em Paris. Lula aceitou o convite e já incluiu o evento em sua agenda, segundo seus assessores. À tarde, o ex-presidente recebeu um dos líderes do Partido Socialista (PS), o ex-ministro da Cultura Jack Lang. À noite, ele teria jantar na residência do embaixador do Brasil em Paris, José Maurício Bustani.

Desde 2007, quando o francês assumiu o Palácio do Eliseu, os dois chefes de Estado mantiveram estreitas relações políticas, que tiveram como principal reflexo a Parceria Estratégica França-Brasil. O acordo garantiu à França a venda de armamentos, como os submarinos Scorpène, em fase de produção no Rio de Janeiro. Além disso, a parceria deveria ter resultado na compra de 36 caças Rafale pelo Brasil. Em sua última visita a Brasília, Sarkozy obteve de Lula uma declaração explícita de preferência pelos caças produzidos pela Dassault.

Nenhum comentário:

Postar um comentário