quinta-feira, 22 de setembro de 2011

JORNALISTA FABIANA MORAES É FINALISTA DO PRÊMIO JABUTI


Repórter do JC é finalista do Prêmio Jabuti

Livro Os Sertões foi concebido a partir de um caderno especial publicado em 2009


O livro Os Sertões da jornalista pernambucana e repórter especial do Jornal do Commercio (JC), Fabiana Morais, é finalista do Prêmio Jabuti na categoria Reportagem. Editada pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), a obra é uma ampliação das reportagens publicadas em um caderno especial e hotsite de mesmo nome em 2009.

Durante vinte dias, a jornalista e o repórter fotográfico Alexandre Severo percorreram o sertão da Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco com um olhar desmistificado para registrar o centenário de morte de Euclides da Cunha. O resultado foi o encontro com 14 personagens reais e inimagináveis no cenário sertanejo, como a mulher de Floresta, em Pernambuco, que quebrou o tabu de que vaqueiro é profissão só para o sexo masculino, uma travesti no Sertão do Pejeú e o beato que é comparado a Padre Cícero, em Mata Grande, Alagoas. O trabalho venceu o Prêmio Esso de Jornalismo em 2009.

» Confira o especial aqui

No livro, além destas histórias e fotografias, o leitor é apresentado a imagens inéditas do repórter fotográfico Heudes Régis e textos do jornalista Schneider Carpeggiani sobre Euclides da Cunha e o sertão na literatura. Para produzir a publicação, Fabiana voltou um ano depois até as cidades que visitou, onde observou as mudanças nas vidas dos retratados, algumas delas sensíveis, outras, nem tanto. O prefácio é do escritor cubano Pedro Juan Gutierrez, autor da Trilogia Suja de Havana.

"É um reconhecimento importante e que traz visibilidade para um trabalho feito com o cuidado de mostrar o Sertão para além dos clichês que o cercam", disse Fabiana, emocionada.

Além de Os Sertões, mais nove livros estão entre os finalistas da categoria Reportagem: 1822, de Laurentino Gomes; Lugar de repórter ainda é na rua – o jornalismo de Ricardo Kotscho, de Mauro Junior e José Roberto de Ponte; Assalto ao poder, de Carlos Amorim; O cardeal e o repórter: histórias que fazem história, de Ricardo Carvalho; Amazônia de Euclides, de Daniel Piza; Pedro e o lobos – os anos de chumbo na trajetória de um guerrilheiro urbano, de João Roberto Laque; O Irã sob o chador: duas brasileiras no país dos aiatolás, de Adriana Carranca e Marcia Camargos; Conversa sobre o tempo, de Zuenir Ventura, Luiz Fernando Veríssimo e Arthur Dapieve; e Sou feliz, acredite!, de Mônica Bernardes. A premiação acontece no dia 30 de novembro, na Sala São Paulo, na capital paulista.

fonte:jc

Nenhum comentário:

Postar um comentário