quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Roberta Jungmann é homenageada na Câmara do Recife

Titular da coluna Dia a Dia e do blog Social1, a jornalista foi agraciada com a medalha do mérito José Mariano, nesta quinta-feira (22)


Foto: Dayvson Nunes/JC Imagem

A Câmara dos Vereadores do Recife homenageou, nesta quinta-feira (22), a jornalista Roberta Jungmann - titular da coluna Dia a Dia do Jornal do Commercio e do blog Social1 - com a medalha do mérito José Mariano, concedida a personalidades que se destacam na prestação de serviços ao município. Em solenidade prestigiada não só por vereadores, mas por secretários da Prefeitura do Recife, deputados estaduais e políticos da cena local, a colunista agradeceu a comenda, proposta pelo vereador Sérgio Magalhães e aprovada por unanimidade no legislativo municipal. “Impossível escapar ao lugar-comum de expressar minha mais profunda gratidão e o meu orgulho em receber,neste momento, a medalha José Mariano, a mais alta comenda concedida pela Câmara”, disse Roberta.

Em seu discurso, ela resgatou parte da história do colunismo social no Brasil, alertando para o processo de diversificação de conteúdo ao longo do tempo. Ao frisar que colunista social é “antes de tudo um repórter”, Roberta mostrou que, ao contrário do que acontecia no passado, esse ramo do jornalismo não se concentra apenas nas “classes mais abastadas” da sociedade. “Hoje, a coluna social é um jornal dentro do jornal. E a sociedade mudou. Se há, ainda, endinheirados? Claro! Mas a essa elite, somem-se, agora, os rotulados de ‘emergentes’ e também uma nova classe de profissionais liberais e pessoas - muitas de origem humilde - que acontecem pelo que fazem e pelo que transformam”, ressaltou

A jornalista também lembrou o início de sua trajetória como repórter de TV até ser convidada,em 1997, pelo jornalista Orismar Rodrigues para auxiliá-lo na produção da coluna Dia a Dia do JC. Ela encerrou o discurso citando um trecho de uma crônica escrita pelo jornalista José Carlos Oliveira, publicada, há 50 anos, no Jornal do Brasil. “O médico, o bombeiro e o padre salvam e aliviam as vítimas. O jornalista deve sentir no próprio coração o sofrimento que vai relatar. E quando os outros fecham os olhos para não ver, ele abre olhos”, concluiu.

Após sua fala, Roberta Jungmann recebeu a medalha das mãos do marido Ricardo Gitirana Rodrigues e do Diretor de Redação do Jornal do Commercio, Ivanildo Sampaio. “Foi um ato de justiça da Câmara entregar a medalha do mérito a Roberta pelo trabalho que ela desenvolve, relatando as atividades do momento. Há tempos, o colunismo social deixou de ser apenas fofoca para ganhar um espaço nobre, servindo, assim de microcosmo do próprio jornal”, avaliou.

Ivanildo integrou a mesa da cerimônia ao lado do presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), do desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Patriota Malta, do ex-governador Joaquim Francisco (PSB), do deputado estadual Gustavo Negromonte (PMDB) e do secretário de Turismo do Recife, André Campos, que representou o prefeito João da Costa. O conselheiro do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Eduardo Lemos, também prestigiou a solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário