sexta-feira, 10 de junho de 2011

Festival Varilux dá a largada no Cinema da Fundação

Programação traz 10 filmes franceses da nova safra

Ilustração: Artes/JC

Quando o assunto é promoção cinematográfica é impossível bater os franceses. A maior prova é a revitalização do Festival Varilux de Cinema Francês 2011, que a partir desta sexta-feira (10/06) invade 30 salas de 22 cidades brasileiras, distribuídas em 17 estados, com uma seleção de 10 filmes da recente produção do país, alguns com distribuição já garantida no Brasil.

Para atingir um público vasto e igualmente impreciso – mesmo que algumas das salas tenha perfil alternativo – a edição do festival deste ano tem tudo para ser a melhor já realizada em seus 10 anos de vida. No Recife, os filmes serão exibidos por toda esta semana no Cinema da Fundação, no Derby.

O Varilux é promovido pela Unifrance Film International, uma associação que há quase 50 anos realiza mostras do cinema francês em grandes capitais como Nova Iorque, Tókio, Moscou e Pequim. Nos dos últimos anos, o Varilux vem tendo tratamento VIP com a realização de seminários no Rio de Janeiro e a participação de uma infinidade de atores, diretores e produtores dos filmes da programação.

Pelo segundo ano, a reportagem do Caderno C, do Jornal do Commercio, acompanha a movimentação na Cidade Maravilhosa. Entre as atrizes que vão estar presentes às sessões do fim de semana, o destaque é simplesmente a maravilhosa Catherine Deneuve que, aos 67 anos, continua no posto de maior estrela de cinema do seu país, com um reinado de quase 50 anos de ininterrupto sucesso. Ela vem apresentar o divertido Potiche: Esposa troféu, de François Ozon.

Outras duas presenças luminosas também estão no Rio para mostrar seus mais novos trabalhos: Audrey Tautou, a eterna Amélie Poulain, vem mostrar a comédia romântica Uma doce mentira, de Pierre Salvadori; e Sandrine Bonnaire, traz Xeque-mate, de Caroline Bottaro, e ainda acompanha um pequena retrospectiva de sua filmografia formada por oito longas-metragens, entre eles Mulheres diabólicas, Sem teto e sem lei, A puritana e O nome dela é Sabine, este último realizado por ela. No Recife, a Retrospectiva Sandrine Bonnaire vai acontecer de 10 a 21 de agosto, também no Cinema da Fundação, numa parceria entre a Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa.

Entre as atrizes novatas, uma das sensações é Yahima Torres, a genial intérprete de Vênus negra, de Abdellatif Kechiche. Neste filme, o premiador diretor de O segredo do grão conta a impressionante história de Saartjie "Sarah" Baartman, uma mulher que ficou conhecida na Europa como a Vênus hotentote ao ser exibida em feiras de monstruosidades por causa de suas formas avantajadas (principalmente as nádegas).

A delegação francesa conta ainda com as presenças dos diretores Alain Gagnol (Um gato em Paris), Caroline Bottaro (Xeque-mate), Michel Leclerc (Os nomes do amor) e Nicolas Vanier (Lobo), do produtor Philippe Martine e da atriz Aure Atika, do filme Copacabana. Entre os debates, um dos mais importantes acontece hoje no Hotel Sofitel, em Copacabana, onde representantes dos dois países participam do encontro "Cinema digital e diversidade cultural: Desafios e oportunidades para as indústrias brasileira e francesa".

Neste sábado (11/06), às 19h, o Varilux exibe ao livre, no Forte do Leme, a animação Um gato em Paris e o drama Orfeu negro, de Marcel Camus, que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1960, e a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1959.


Programação do Festival Varilux 2011

Sexta-feira, 10 de junho
16h –
Os nomes do amor
18h10 – Potiche: Esposa troféu
20h20 – Uma doce mentira

Sábado, 11 de junho
16h30 - Um gato em Paris
18h – Copacabana
20h20 – Potiche: Esposa troféu

Domingo, 12 de junho
15h50 – Um
gato em Paris
17h10 – Vênus negra
20h20 – Os nomes do amor

Segunda-feira, 13 de junho
16h – Os pais dos meus filhos
18h10 –
Uma doce mentira
20h20 – Xeque-mate

Terça-feira, 14 junho
16h20
– Xeque-mate
18h20 – Simon Werner desapareceu
20h20 - Lobo

Quarta-feira, 15 de junho
15h10 – Lobo
17h10 – O pai dos meus
filhos
19h20 – Vênus negra

Quinta-feira, 16 de junho
16h – Simon
Werner desapareceu
18h – Potiche: Esposa troféu
20h30 – Copacabana

Serviço:
Cinema da Fundação – Rua Henrique Dias, 609, Derby
Ingressos: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário