quinta-feira, 16 de junho de 2011

Nuvens frustram visão do eclipse da lua

Embora o fenômeno tenha ocorrido das 16h às 18h30, só pode ser visto rapidamente em dois momentos, por causa do excesso de nuvens

 / Foto: Edmar Melo/JC Imagem

As pessoas que foram à Torre Malakoff, no Bairro do Recife, tiveram que exercitar a paciência para ver o eclipse total da lua na tarde e início da noite desta quarta-feira (15). Embora o fenômeno tenha ocorrido das 16h às 18h30, só pode ser visto rapidamente em dois momentos, por causa do excesso de nuvens. No primeiro instante, por voltas das 18h10, a ponta de cima do astro surgiu, mas logo foi encoberto.

Frustrados, muitos deixaram a Torre. Mas os resistentes viram a lua eclipsada 20 minutos depois, por um breve período, menos de cinco minutos. Muitos casais de namorados e pais com filhos foram à Torre nesta quarta.

De acordo com o calendário traçado, o s dois próximos eclipses vão ocorrer em dezembro deste ano e entre maio e junho de 2012. Mas os pernambucanos só poderão ver o do próximo ano.

O eclipse foi escolhido especialmente para marcar a reabertura ao público da Torre. Fechada para visitação há quatro anos, o ponto de observação passará a funcionar às sextas e aos domingos, entre as 17h e 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário