O arquipélago de Fernando de Noroha vai receber o primeiro carro elétrico. O modelo elétrico, um Palio Weekend da Fiat, tem custo de aproximadamente R$ 200 mil e pode ser recarregado em qualquer tomada e atinge velocidade de 100 km/h. Cada carga dura oito horas e percorre até 120 quilômetros.
O carro gasta R$ 7,00 por carga, consumindo 19,2 Kwatts. Não há nenhum tipo de combustão, já que o veículo não possui cano de escape. O veículo vai fazer parte da frota da Administração de Fernando de Noronha.
A iniciativa é uma parceria entre o Governo de Pernambuco, a Fiat e a hidrelétrica Itaipu. "Todas as pesquisas de desenvolvimento da bateria do veículo são feitas no nosso parque tecnológico", explica o coordenador do projeto na Itaipu, Celso Novais. A bateria do carro, de sódio reciclado, corresponde a aproximadamente 50% do preço do veículo.
O carro elétrico tem custo de 6 centavos/ por km. Nos carros comuns, o custo para o mesmo quilômetro seria de vinte e cinco centavos.
Já existem 50 veículos em circulação no Brasil, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. O projeto da Fiat começou em 2006 e foi implantado em 20008.
O supervisor de veículos elétricos da Fiat, Leonardo Cavaleire, diz que, no momento, a empresa não tem planos de expandir a produção de carros elétricos em larga escala. "Iria reduzir o custo, sem dúvidas, mas por enquanto, ainda não podemos falar nesta meta", explica.
O governador Eduardo Campos dirigiu o veículo no pátio do Campo das Princesas nesta manhã. "Não apresenta nhum tipo de dificuldade para o condutor. É uma grande É uma grande inovação tecnológica ", comenta.
Esta é uma das etapas da utilização de energias renováveis em Fernando de Noronha. Até o fim deste ano, deve ser realizado um leilão para 1MW de energia limpa. A demanda do arquipélago é de 2,3 MW.
Eduardo disse ter o projeto de tornar a matriz energética de Fernando de Noronha mais limpa. "Nós gostaríamos de substituir pelo menos 20 carros por energia renovável, gradativamente", completa o diretor de articulação e infraestrutura de Fernando de Noronha, Gustavo Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário