terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Disputa pela Presidência da Câmara chega ao Recife



montagem gde
Com informações de Otávio Batista (Jornal do Commercio)
A eleição para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados pega fogo em Brasília e promete esquentar ainda mais com a visita dos principais candidatos ao Recife. O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e o atual quarto secretário, Júlio Delgado (PSB-MG), vêm à capital pernambucana nos próximos dias – o socialista nesta quinta (17) e o peemedebista no dia 22.

Os postulantes vão disputar não só os votos da bancada do Estado, mas também o apoio do governador Eduardo Campos (PSB), que ainda não tomou partido por nenhum nome, alegando ser uma questão própria do Legislativo, mesmo com um candidato da sua legenda na corrida. Além dos já citados, disputam a eleição Rose de Freitas (PMDB-ES) e Ronaldo Fonseca (PR-DF).

No último domingo, o jornal Folha de S.Paulo publicou reportagem denunciando um esquema de favorecimento na distribuição de verbas do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) envolvendo Henrique Eduardo Alves e a empresa de um de seus assessores. Alves é o candidato favorito a sucessão de Marco Maia (PT-SP) por ter o apoio oficial do PT e do PMDB, além de ser o nome do Planalto.
Antes das denúncias, Alves já havia articulado com Raul Henry (PMDB) uma visita ao Recife. Henry marcou um encontro entre a bancada pernambucana e o candidato, além de uma visita ao governador Eduardo Campos, embora esta última ainda não tenha sido confirmada oficialmente pela assessoria do Governo do Estado.
Já Delgado teve sua visita articulada junto a socialistas do “núcleo-duro” de Eduardo Campos, e confirmou um encontro com o cacique maior do PSB na próxima quinta-feira (17). “Independente disso tudo, o que nós estamos dizendo e estamos mostrando é uma proposta de mudança para a Câmara. E esses fatos novos só estão reafirmando, agora, essas propostas”, alfinetou.

Mesmo cauteloso, o deputado mineiro não esconde o desejo de um apoio mais explícito do presidente nacional do PSB à sua postulação. “Ele está reunido agora [na tarde de ontem] com a presidente Dilma. Se por acaso este assunto entrar na pauta, esperamos que eles tenham o entendimento que possamos ser um interlocutor até mais interessante para o governo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário