quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ipojuca perde uma UPA e prefeito culpa antecessor



 














O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (PSDB), voltou a atacar seu antecessor, Pedro Serafim (PDT), atribuindo ao antigo gestor a culpa pelo município ter perdido os recursos federais – cerca de R$ 1,4 milhão - necessários para a construção da primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do local.

De acordo com Carlos Santana, o Ministério da Saúde teria solicitado os documentos em junho do ano passado. O último alerta teria sido enviado pelo órgão em setembro de 2012, um mês antes das eleições municipais (sete de outubro). Segundo ele, ficaram pendentes itens como o planejamento da Ação Regional, a resolução que designa o coordenador da rede de urgência e a garantia formal da retaguarda hospitalar para a UPA por parte do diretor do hospital municipal.

“Lamentavelmente, as exigências (do Ministério da Saúde) não foram cumpridas e agora recebemos a informação oficial de que Ipojuca não será contemplada com a UPA em 2013. Como eles não tiveram êxito na eleição, só pode ter sido um boicote, já que até o local para a construção da unidade estava escolhido”, desabafou o novo prefeito.

Pedro Serafim rebate as denúncias contra ele garantindo que toda a documentação foi enviada ao ministério dentro do prazo determinado. "Mandamos o projeto em tempo hábil. Temos o protocolo”, garante o ex-prefeito.
Acusações à parte, o fato é que a cidade não receberá a unidade de saúde em 2013. Segundo Carlos Santana, resta à Prefeitura de Ipojuca pedir uma nova liberação de verba para o próximo ano. “É irreversível. Vamos, agora, fazer um novo pleito para 2014”, finalizou.

Com informações do Jornal do Commercio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário