sexta-feira, 12 de março de 2010

Anivesário de Olinda e Recife

Hoje é dia de festa no Recife e em Olinda. Quase tão antigas quanto o Brasil, hoje, as cidades irmãs completam 473 e 475 anos, respectivamente. Para celebrar a data, foi preparada uma programação especial, repleta de shows, desfiles e solenidades nas duas cidades. A mesma data, 12 de março, para os dois municípios, foi estipulada por historiadores nos anos de 1970, a partir do documento histórico mais antigo, que descreve os dois municípios, a Carta Foral, escrita em 1537, pelo donatário Duarte Coelho.

À tarde, a partir das 14h, haverá visitas teatralizadas à exposição “300 Anos de Emancipação do Recife”, que mostra a evolução da Cidade do século 16 ao século XX, e apresentações de grupos culturais infantis. O tradicional ato cívico de troca e incineração das bandeiras em desuso sob a execução do Hino do Recife será comandado pelo prefeito da Cidade João da Costa, às16h. Depois, o parabéns será cantado. Sem poder faltar frevo em comemoração recifense, a partir das 17h, a Frevioca estará na praça do Arsenal, preparando para corte do bolo, às 18h30.

Os gigantes da cidade Patrimônio Histórico prestam sua homenagem à Olinda, que hoje completa 475 anos. Acompanhados por uma orquestra de frevo, os donos do Carnaval do Sítio Histórico vão arrastar autoridades locais, moradores, amantes do municipio e uma comitiva da Coral até a rua de São Bento, onde será realizada a pintura simbólica dos casarões. Além do arrastão, a cidade já acordou com o repique dos sinos das igrejas e um passeio ciclístico.

Vários shows vão animar a noite olindense em frente à sede da Prefeitura. A partir das 19h, a Spok Frevo Orquestra, Alceu Valença, D´Breck e Patusco se apresentarão. E, encerrando o ciclo do Carnaval, agremiações da cidade sairão em cortejo pelo Sítio Histórico. Participam do desfile a Escola de Samba Preto Velho, Elefante, Pitombeira, Vassourinhas, Encontro de Ursos, O Bagaço é Meu, Maracatu Leão Formoso, Flor da Lira e Marim dos Caetés. O trajeto passará pelas ruas Prudente de Moraes, 4 Cantos, Amparo, Bernardo Vieira de Melo, São Bento, 27 de janeiro e seguirá até o Palácio dos Governadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário