terça-feira, 23 de março de 2010

Juros caem em Fevereiro


Setor privado teve um aumento nos empréstimos

O juro médio cobrado no crédito livre caiu em fevereiro, após duas altas mensais seguidas. Dados divulgados nesta terça-feira (23) pelo Banco Central (BC) mostram que a taxa média dessas operações recuou de 35,1% ao ano em janeiro para 34,3% ao ano em fevereiro. A redução ocorreu principalmente nas operações para pessoas físicas, cujo juro médio no período passou de 43% para 41,9% ao ano. Nas operações para pessoas jurídicas, o juro médio recuou de 26,5% para 25,9% ao ano.

A evolução do crédito em fevereiro, além de refletir a sazonalidade característica do período, revelou comportamentos similares entre as carteiras por segmentos, constatando-se expansão tanto na parcela relativa aos recursos livres, quanto nos financiamentos com recursos direcionados, os quais registraram desaceleração comparativamente ao mês anterior.
os empréstimos ao setor privado cresceram 0 8% em fevereiro ante janeiro e 14,4% em 12 meses.

No âmbito privado, chama a atenção a expansão de 2,7% no mês da carteira de empréstimos para habitação, que acumula crescimento de 46,4% em 12 meses. Ao fim de fevereiro, o volume de empréstimos ao setor privado era de R$ 1,374 trilhão e a habitação acumulava financiamentos de R$ 96,759 bilhões. O BC também informou que a participação do crédito no Produto Interno Bruto (PIB) atingiu 44,9% em fevereiro, ante 45% em janeiro. Um ano antes, em fevereiro de 2009, essa fatia era de 40,7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário