domingo, 14 de março de 2010

Diplomata afirma que Lula não irá convencer Israel a dialogar com o Irã

O presidente Lula chega neste domingo a Jerusalém, dando início a uma visita oficial de quatro dias pelo Oriente Médio. Em entrevista publicada na sexta-feira (12) no jornal israelense "Haaretz", Lula se definiu como um "negociador", e disse que o Brasil pode ter um importante papel no conflito no Oriente Médio. Lula disse ainda que "não se pode permitir que o que aconteceu no Iraque também ocorra no Irã".

"Antes que mais sanções sejam impostas, precisamos fazer todo o esforço para reconstruir a paz no Oriente Médio. É isso que está por trás de minha visita a Israel, aos territórios palestinos e à Jordânia, e é também isso que me levará ao Irã [em maio próximo]", explicou o presidente.

No entanto, para Zonshein, a questão iraniana não deve prejudicar as relações entre Brasil e Israel. "Isso não será um problema, países amigos podem discordar em relação a alguns assuntos. Nós sabemos qual é a posição brasileira [em relação ao Irã], e não tentaremos minimizá-la ou reduzi-la. Tentaremos mostrar [a Lula] por que as sanções são importantes. Mas é claro que não poderemos forçá-lo a concordar com nada", afirmou o israelense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário