sábado, 6 de março de 2010

Para diretório, prévias são “inoportunas”

O Diretório Nacional do PT, reunido em Brasília, decidiu ontem ser “inoportuna e inadequada” a realização de prévias nos diretórios estaduais para a definição de candidatos a governador ou senador. A executiva nacional do partido já tinha tomado a mesma posição, anteontem. A decisão praticamente enterra o desejo dos diretórios - como o do Mato Grosso, Rio e Pernambuco - de ter um sinal verde da direção da legenda para oficializar a disputa interna.

De acordo com o líder do PT na Câmara dos Deputados, Fernando Ferro, a orientação é que os postulantes a candidatos entrem em acordo e evitem as prévias. “Quanto menos tumulto, melhor. Quem resolver ir para a disputa interna terá de arcar com o custo político disso”, avisou. “Houve traumas para o partido todas as vezes em que isso aconteceu”, disse. O deputado estadual Alexandre Luís César (MT), membro do diretório nacional, também defende o consenso. “Toda prévia tem um custo financeiro e político.”

Os opositores das prévias avaliam que as disputas internas estaduais mostram divisão no partido e prejudicam a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a presidente. As prévias são previstas pelo estatuto do partido e o diretório nacional não pode proibi-las, mas o fato de terem sido consideradas “inoportunas” praticamente desautoriza os estados a fazê-las.

Isso não significa, contudo, que a disputa será resolvida já. Não há consenso para a candidatura ao Senado em pelo menos três diretórios petistas: Rio de Janeiro, Mato Grosso e Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário