quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ELEIÇÃO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES

Jaboatão é recordista. Já tem 12 candidatos



Segundo maior colégio eleitoral do Estado, Jaboatão dos Guararapes talvez seja o município da Região Metropolitana que tenha, hoje, o maior número de pré-candidatos no campo da oposição ao prefeito Elias Gomes (PSDB), que irá à reeleição. Se as eleições fossem hoje, o tucano teria 11 concorrentes, podendo chegar a doze, caso o PSD cumpra a ameaça de também lançar um nome em faixa própria.

Pela ordem, os pré-candidatos, hoje, são Cleiton Collins (PSC), João Fernando Coutinho (PSB), Robson Leite (PT), Luiz Carlos Matos (PTB), Fernando Rodovalho (PRTB), Paulo Varejão (PMN), Eliezer Costa (PPL), Adelson Veras (PTdoB), André Lucena (PV) e César Ramos(P-Sol). Diante de tantas candidaturas, a tendência é que ocorra um afunilamento até as convenções, em junho.

O mais surpreendente neste leque de pré-candidatos são os representantes de partidos que estão na base do Governo Elias e detém cargos, como é o caso do Partido Verde, que ocupa a Secretaria de Meio Ambiente; o PSC, uma diretoria na área de Articulação Política; e o PSB, que tem a Secretaria de Obras e a secretária-executivo de Habitação.

Elias esperava contar no projeto da sua reeleição com uma frente bem ampla, inclusive com o PSB. Há 20 dias, entretanto, a legenda socialista praticamente oficializou a candidatura do deputado João Fernando Coutinho, exportado da Zona da Mata, notadamente da cidade de Ágre Preta, onde o pai Eduardo Coutinho é prefeito, numa articulação do governador Eduardo Campos.

Já o PT, que lançou o vereador Robson Leite, também tem cargos na gestão Elias. Trata-se da secretária Karla Menezes, ex-presidente do PT no Recife, ligada ao grupo do deputado João Paulo. Dos 21 vereadores que integram a bancada governista na Câmara de Jaboatão, Elias tem o apoio de 18.

Jaboatão tem mais de 400 mil eleitores e o grande desafio do prefeito é tentar a sua reeleição no primeiro turno. Para isso, terá que mostrar, na prática, que a a sua aliança oficial, hoje com 11 partidos, vai se transformar em realidade, eliminando, assim, pré-candidaturas que parecem ter surgido apenas com a intenção de barganhar.

fonte:blogdo magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário