sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Prevenção ao crime reforçada no Estado

Programa Governo Presente será reforçado em 2012

Depois de um ano com redução nos atendimentos, o programa Governo Presente está sendo redefinido para melhorar a prevenção à violência em 65 áreas do Estado com maior incidência de homicídios. Até o fim de 2012 serão instaladas 12 estações e contratados 834 profissionais que irão identificar, oferecer apoio e acompanhar pessoas consideradas vulneráveis nas chamadas áreas de risco.

Lançado em 2008, o Governo Presente atingiu o máximo de sua capacidade em 2010, quando chegou a 14 áreas da Região Metropolitana do Recife e atendeu 58 mil pessoas. Nessa fase, a lógica do programa era de oferecer oportunidades nas áreas de risco para aqueles que procurassem ajuda.

O novo momento do programa prevê uma busca ativa por indivíduos vulneráveis, moradores das regiões com maior incidência de homicídios. Para tanto, 700 agentes serão contratados e irão atuar diretamente nas comunidades para identificar pessoas que possam ser incluídas nos programas educacionais, profissionalizantes e de tratamento oferecidos pela iniciativa.

“Nosso pessoal vai atuar dentro da mesma lógica dos agentes comunitários de saúde. Eles vão de casa em casa, descobrir pessoas que estão dentro do perfil de risco e mostrar todos os programas assistenciais disponíveis de 15 secretarias de Governo”, explicou o secretário de Articulação Social, Sileno Guedes.

“Queremos que todas as secretarias disponibilizem o que têm de melhor para que seja construído um cardápio amplo de possibilidades para oferecer ao nosso público-alvo”, avaliou a secretária-executiva de Articulação Social, Luciana Azevedo.

Além dos agentes, 134 profissionais de nível superior atuarão como coordenadores nas estações do Governo Presente. A primeira já está em operação em Caruaru. As outras 11 serão instaladas até o fim do ano em Petrolina, Vitória de Santo Antão, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e seis unidades no Recife.
As contratações e instalações das estações do Governo Presente estão em fase de orçamento e licitação. Já a partir de fevereiro, as primeiras ações devem ser postas em prática.

“No mês que vem daremos início a ocupações sociais de impacto. Em Caruaru, por exemplo, não houve nenhum homicídio no Monte Bom Jesus, desde que o programa foi colocado em prática”, completou Sileno Guedes.
O Governo Presente foi criado em 2008 para se tornar o braço social do Pacto pela Vida. A ideia era casar as ações de repressão às atividades preventivas do programa. O projeto é gerido pela Secretaria de Articulação Social. O orçamento da pasta para 2012 é de R$ 27 milhões.

No ano passado, o número de atendimentos foi menor do que em 2010. Caiu para 54 mil pessoas nas 14 áreas da Região Metropolitana do Recife e no território de paz instalado no Monte Bom Jesus, no município de Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário