quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Conchamblanças de Chavez na Venezuela
por José Adalberto Ribeiro*
Internado para tratamento de câncer num hospital secreto em
Cuba, o presidente reeleito da Venezuela, Hugo Chavez, adiou a posse por tempo indeterminado e causa incertezas no seu país. Faz lembrar, mutatis mutandis, como dizem os intelectuais, ou mudando o que deve ser mudado, o impasse depois da eleição de Tancredo Neves no Brasil em 1985, quando foi substituído por Ribamar Sarney.
O que tem a ver o venerável Tancredo com o venezuelano Chavez? Yo te digo: Nada a ver, pero, tudo a ver. Tancredo foi eleito presidente da Nova República em 15 de janeiro de 1985 para tomar posse no dia 15 de março. Na véspera da posse adoeceu, sem tomar posse, e faleceu no dia 21 de abril.
Desde a doença de Tancredo até o 15 de março aconteceram conchamblanças e o vice-presidente eleito Ribamar Sarney assumiu a Presidência da República. A interpretação de alguns juristas é de que o vice só poderia assumir depois da posse do titular, o que não aconteceu. Ulysses Guimarães, presidente da Câmara dos deputados e imediato na linha de sucessão, deu um vacilo. Deveria assumir e depois convocar nova eleição para presidente da República.
Ao invés da Nova República, foi instalada a república dos “Marimbondos de fogo” e dos bigodes de vassoura.
Na Venezuela, se Chavez está impedido de assumir o poder, o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, deveria assumir a presidência da República e convocar nova eleição em 30 dias, segundo a Constituição bolivariana.
A medicina da ilha-presídio de Cuba é muito eficiente no tratamento de frieiras, disenterias, brotoejas, gripes, resfriados, unhas cravadas, bicho-do-pé, perebas e gonorreias. Tratar câncer requer tecnologias avançadas e profissionais de elevada qualificação.
O incremento da prostituição, atualmente uma das principais atividades econômicas na ilha-presídio, atrai muitos gonococos, as bactérias transmissoras da gonorreia. Hay que adotar la prostitucion,
pero sin perder la ternura jamais, dizem os comunistas cubanos. As periguetes revolucionárias são muito saborosas, dizem os fregueses.
A medicina comunista de Cuba também é muito eficiente no tratamento de lombrigas. Aliás, esta é uma questão de afinidades ideológicas, pois lombrigas e comunistas são criaturas parasitárias, do mesmo ramo zoológico.
Existe uma tese científica segundo a qual fidel castro seria uma lombriga em forma de gente. O verdadeiro nome dele seria Ascaris lumbricoides fidel, parasita da família dos Ascarididae. O partido comunista cubano funciona como criatório de lombrigas ideológicas. O bicho fidel não está morto nem vivo, é um zumbi, um duende.
No Brasil, na América Latina em geral e no Caribe, também existem muitas lombrigas ideológicas. São lombrigas vermelhas, mamíferos políticos com aparência de humanoides. Essas lombrigas são muito venenosas.
Lázaro ressuscitou há quase 2000 mil anos pelas mãos do Nazareno. Depois dele, não se tem noticia de nenhuma criatura humana que tenha retornado do outro lado do espelho.
Em tratamento numa UTI secreta em Cuba, chavez ainda não produziu o último suspiro. Está semivivo. A alma de chavez já está encomendada à Divina Providência, feito todos os mortais.
O adiamento da posse, ao invés de ser convocada nova eleição presidencial, torna o mandato de chavez ilegítimo. Mais que um formalismo, a posse é uma exigência constitucional.
• Esta crônica é dedicada ao jornalista Toinho Pedrosa, o filósofo de Aldeia, que me deu a dica sobre a manobra golpista dos chavistas e a similaridade com a eleição e morte de Tancredo Neves em 1985, quando Ribamar Sarney assumiu o mandato ao invés de Ulysses para que fosse convocada nova eleição presidencial. Gracias, Toinho.
*Jornalista
fonte:blogmagno
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário