terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Arruda é abandonado, enquanto Paulo Octávio ganha sobrevida

De olho no Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara Legislativa usou ontem dois pesos e duas medidas ao decidir sobre os processos de impeachment de José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) e Paulo Octávio (DEM), governador afastado e governador em exercício do Distrito Federal. A relatoria do processo contra Arruda foi entregue a um deputado distrital da oposição - Chico Leite, do PT, que quer pressa. A votação foi unânime. O relator do processo contra Paulo Octávio também é conhecido: será Batista das Cooperativas (PRP), um governista, que não tem pressa. A votação que formalizará o nome dele foi adiada para quinta-feira.

O cenário mudou no final de semana, quando Paulo Octávio chamou os deputados para um almoço. Nenhum dos convidados quis falar com a imprensa depois. Alguns até negam que lá estiveram. O resultado da conversa, porém, ficou explícito ontem, quando a análise do processo de impeachment do governador afastado foi adiada. "Eles entregaram a cabeça doArruda para salvar a do Paulo Octávio", resumiu um oposicionista. Pelo menos, será essa a estratégia no primeiro tempo.

Intervenção - Em meio à onda de denúncias que comprometem a linha sucessória de Arruda, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem que é inútil a classe política do Distrito Federal buscar "soluções mágicas" para evitar a intervenção federal no estado. Ele diz que espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) atenda seu pedido. Em reação, o Procurador-Geral do Distrito Federal, Marcelo Galvão, defendeu, ontem, em parecer encaminhado ao Supremo, o arquivamento do pedido de intervenção, argumentando que a crise política em Brasília, apesar de ser "grave e notória", não está afetando a ordem pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário